Prefeitura recebe ajuda dos governos federal, estadual e de Petrópolis no pós chuvas

Técnicos dos diversos órgãos estão na cidade buscando soluções para minimizar os efeitos dos desastres

A Prefeitura Municipal de Japeri segue  se mobilizando  para auxiliar os bairros mais afetados pelas chuvas. As ações  incluem desobstrução de ruas, vistorias a encostas e imóveis, distribuição de cestas básicas e cadastro das pessoas atingidas.

Neste sábado (24), a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros se reuniu com membros da Defesa Civil Nacional que estão realizando vistorias e orientações referentes às obras emergenciais que são necessárias no município. Além do órgão, equipes da Defesa Civil de Petrópolis também estão na cidade para ajudar no mapeamento com drones.Segundo a chefe do executivo, as equipes estão empenhadas em ajudar a cidade, que sofreu muito com as fortes chuvas.

“ Trouxemos a equipe de Petrópolis que tem  experiência com deslizamentos e alagamentos para monitorar as áreas afetadas. Técnicos  da Defesa Civil Nacional também estão no município. Eles estão  realizando  mapeamento com drones nos pontos mais afetados, articulando a reconstrução da cidade e apoiando as famílias” declarou.

A reunião também contou com a participação do vice- prefeito Carlos Januário, do Procurador Geral, Marcelo Moreira e  da Controladora Geral, Verônica Machado. Os secretários municipais de Agricultura e Pesca, José Maurício, de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, de Urbanismo, Andreia Brito e de Obras e Serviços Públicos , Cristiano Pingin, também estiveram presentes.

Segundo o coordenador de equipe técnica Rodrigo Lindinger, o Governo Federal veio fortalecer as ações  da Defesa Civil no município. “Viemos apoiar o município que sofreu com estas fortes chuvas e que infelizmente houve perdas de pessoas. O Governo Federal veio a pedido do municípios para  atender as demandas da Defesa Civil. O presidente Lula também esteve no Rio de Janeiro e mandou uma equipe técnica para visitar os locais atingidos e prestar assistência humanitária, reconstrução e atividades de restabelecimento dos lugares que sofreram danos”, destacou.

Já o chefe da Representação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) , Leonardo Ferreira, que está acompanhando as ações das equipes da Defesa Civil Nacional nos locais atingidos, disse que o órgão está fazendo o levantamento  para receberem recursos para reconstrução  municipal . “ Estamos acompanhando as ações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Percorremos diversas áreas do município de Japeri , verificando as questões  das populações atingidas pelos   desastres naturais ocorridos. Indicamos algumas reuniões para os municípios afetados, como Japeri”, enfatizou.

Em Japeri, 17 bairros foram afetados pelas fortes chuvas. No momento, a cidade está com mais de 60 desalojados e 20 desabrigados e conta com oito pontos de apoio nas escolas municipais, sendo duas em Japeri, a Aristides Arruda e a Darcílio Ayres. Em engenheiro Pedreira, estão sendo disponibilizados seis , que ficam nas unidades de Pedra Lisa, Santa Terezinha, Bernardino de Melo, Duque de Caxias, Pastor Tasso, além da Escola Etiene que já acolhe famílias desabrigadas pelas chuvas que caiu mês de janeiro.

Nos alojamentos são disponibilizados água potável, alimentos, roupas, cobertores, kits de higiene, atendimento médico e até social, entre outros serviços.

Visita aos bairros

Nesta sexta-feira (23), a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros visitou mais uma vez o bairro Laranjal. Ela foi acompanhada do Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, o Tenente Coronel Gil Kempers.

Acompanhado da gestora , Kempers verificou os estragos deixados pelas chuvas que inundaram várias casas da localidade que ainda se encontra com vários pontos de alagamentos.

Solidariedade

Solidariedade

A população reage ao desastre com a união de moradores , voluntários e ajuda do poder público. É o caso do Alpinista estrutural Alexandre da Silva Carlos , de 41 anos , nascido e criado no bairro. “ Graças a Deus não tive minha casa atingida. Mas estou ajudando as pessoas que sofreram no bairro. Por aqui várias pessoas perderam móveis , roupas e até mantimentos. O cenário é horrível”, disse.Já Felipe Pereira de Oliveira contou que passou dias de terror na sua residência, onde entrou água em quase todos os cômodos. “A água subiu exageradamente. Perdi tudo em casa. Estou vivendo dias de terror, mas estou recebendo ajuda dos vizinhos, também recebi a cesta básica da prefeitura”, declarou.