Gabinete Nacional de Crise é implantado em Japeri

Executivo Municipal recebeu autoridades federais e estaduais para apoio aos municípios da Baixada Fluminense atingidos pelas chuvas

Com determinação do Governo Federal e orientação do Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, a cidade de Japeri sediou na manhã desta sexta-feira, (23), na Câmara Municipal, a reunião que instituiu o Gabinete Nacional de Crise para auxílio aos municípios atingidos pelas chuvas na Baixada Fluminense.

A reunião foi conduzida pelo secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano e contou com a presença do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolney Wolff Barreiros, da secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes e de diversas autoridades em Defesa Civil, Assistência Social e Saúde.  Além de prefeitos da Baixada Fluminense.

Segundo, André Ceciliano, as equipes técnicas da Defesa Civil estarão auxiliando os municípios na formatação dos planos de trabalho que irão possibilitar o direcionamento de recursos e apoio na recuperação das cidades. “A gente precisa enfrentar isso, não é combater, a gente precisa mitigar os efeitos e preparar as cidades para enfrentar esse novo normal”, disse André, se referindo as mudanças climáticas.

A Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, apresentou um panorama dos esforços já reunidos pelas três esferas de governo para minimizar os efeitos das chuvas que assolaram a cidade desde o último dia, (13) de janeiro. No entanto, a chefe do executivo, destaca que o grande volume chuvas que atingiram a cidade nas últimas 24h, 155,8mm em seis horas, afetaram cerca de 40 mil pessoas.

Destacando a necessidade de intervenção federal para os serviços de macrodrenagem na Baixada Fluminense, a prefeita solicitou ao representante do Governo Federal o investimento nessa infraestrutura em prol da preservação da vida das pessoas. “O relato das pessoas que mais sofrem é que elas passam por isso praticamente todos os anos.  Tem regiões, aqui na Baixada Fluminense, em que as pessoas passam por isso mais do que uma vez no ano, duas, três vezes e elas perdem tudo. É preciso que a gente pare de recomeçar. Nós perdemos vidas, duas vidas só aqui. Estamos de luto oficial! Perdemos uma criança que não chegou a completar dois anos e uma jovem de 24 anos. Tudo a gente pode reparar, mas, vidas são irreparáveis”, relatou a gestora.

Fernanda Ontiveros, aproveitou para ser a voz de socorro dos prefeitos da Baixada Fluminense que decretaram estado de Calamidade Pública com os agravos causados pelas últimas chuvas, junto ao Governo Federal. Os prefeitos de Queimados, Glauco Kaizer;  de Barra do Piraí, Mario Esteves; de Mendes, Jorge Henrique; de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa; de Engenheiro de Paulo de Frontin, Maneko Artemenko; e a prefeita de Paracambi, Lucimar Cristina, apresentaram suas especificidades e similaridades no cenário de tragédias provocado pelas fortes chuvas. O encontro traçou as linhas de apoio que os governos Estadual e Federal irão destinar as cidades.

A chegada das autoridades foi no Campo do Golfe, em Engenheiro Pedreira.

O Compromisso do Governo Federal

De acordo com o secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mandou a mensagem de que não vai faltar recursos para a realização de ajuda humanitária, o restabelecimento de cenário e a reconstrução nesse momento para os municípios atingidos.  “Para isso, estamos aqui com o corpo técnico da Defesa Civil, do Ministério da Saúde, da Assistência Social, para auxiliar os municípios no encontro de uma solução para os problemas que enfrentam com alagamentos, deslizamentos, bueiros obstruídos. Vamos construir juntos os planos de trabalho”, finalizou Ceciliano.