Mais de 200 Cestas básicas entregues para moradores no bairro Pedra Lisa

O alimento foi entregue para quem já tinha  cadastro ou fez no local

A Prefeitura de Japeri montou uma força tarefa para entregar as mais de 200 cestas básicas aos moradores do bairro Pedra Lisa. Em frente à Praça e à escola municipal de mesmo nome, mulheres, idosos e agricultores atingidos pelas chuvas aguardavam a vez para levar o alimento para casa. Parte já estava cadastrada, mas ao saberem da presença da assistência social no bairro, pessoas de outros locais conseguiram garantir o produto, nesta sexta-feira,16.
Os alimentos são provenientes de doações do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), que enviou ajuda após o município ter reconhecido o estado de emergência, decretado em 14/02. Neste sábado, a equipe estará no bairro Marajoara.

As entregas foram acompanhadas pela chefe do executivo, Dra. Fernanda Ontiveros e seu vice Carlos Januário. Segundo a gestora, a entrega foi direcionada para aquelas pessoas que, de alguma forma, se encontram em vulnerabilidade social ocasionada pelas chuvas. ” Com a integração das secretarias municipais, estaremos atendendo a população que sofreu com as fortes chuvas. E a entrega das cestas é uma das iniciativas emergenciais do nosso governo neste momento”, disse.
Quem chegava ao local era recebido por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, para verificação do cadastro. Equipes de outras secretarias, como da Defesa Civil e Agricultura e Pesca também prestaram apoio no atendimento às

Satisfação e gratidão

A dona de casa Nathalia dos Santos Ramos,20 anos, era só gratidão.  Desempregada, só tinha em casa uma lata de óleo e um pouco de arroz. “Acordei murmurando e minha mãe chamou minha atenção. Agora estou voltando para casa com minha cesta,”, contou ao lado da mãe Gelza Batista dos Santos, que também conseguiu seu alimento.
 O Representante da Associação de Moradores, Josemar Fausto, 61, agradeceu a ação do Governo. “Eu represento também o sindicato Rural. Esta ação aqui é muito importante para nós. Meu telhado caiu, queimou a geladeira e a Defesa Civil interditou minha casa “disse.

Quem também recebeu os alimentos foi o aposentado Arcenio Pereira de Lavo, de 83 anos. “Perdi muita coisa na lavoura do meu sobrinho. Ele planta aipim, quiabo e jiló. Todos nós fizemos o cadastro e recebemos as cestas”, explicou.
Já Tânia Maria da Fonseca Batista disse que perdeu móveis de casa e até medicamentos. “O que iria gastar com os alimentos vou gastar com meus remédios que perdi nas enchentes. Além disso, perdi uma geladeira e um fogão”, afirmou.

Cada cesta é composta por dez quilos de arroz, três quilos de feijão, um quilo de açúcar, quatro pacotes de macarrão, cinco pacotes de leite, um pacote de floco de milho, um de farinha de trigo, um de sal, óleo de cozinha e quatro latas de sardinhas.