Audiência Pública discute  propostas dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O evento que aconteceu na Câmara Municipal de Japeri , foi uma ação da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento, em parceria com a Empresa MLaydner

Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Japeri, discutiu as propostas dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos. O evento foi uma ação da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Empresa MLaydner, contratada pela Prefeitura de Japeri para elaborar os planos. As engenheiras ambientais da empresa, Flávia Tostes e Taís Lima, apresentaram o diagnóstico sobre as questões do saneamento básico no município. Falaram sobre abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e limpeza urbana e a drenagem.

Os Planos Municipais de Saneamento Básico e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos são importantes instrumentos de planejamento e gestão participativa. Eles definem as diretrizes para prestação dos serviços no município e visam a melhoria da qualidade de vida, da saúde, a preservação dos recursos hídricos e do ambiente.

De acordo com a titular da pasta, Meire Lucy, a audiência pública teve por objetivo não só esclarecer o diagnóstico dos planos, mas coletar informações e sugestões da população e das entidades organizadas da sociedade civil para a viabilização e o aperfeiçoamento do documento.

“É a nossa primeira audiência pública na cidade com a participação popular que é fundamental nesse processo, uma vez que Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos são temas de interesse tanto público como coletivo “, disse.

Audiência nos bairros

O encontro contou com a presença do vice-prefeito Carlos Januário, que falou da importância da presença da sociedade civil na audiência pública. Ele sugeriu ainda que as audiências aconteçam também nos bairros, como Delamare e outros locais. Com relação a cidade ser declarada totalmente urbana, disse que pode ser ajustado no Plano Diretor de 2024. “É muito importante termos nesta audiência pública a presença da população. Os temas propostos são de interesse direto da população, pois impacta diretamente a vida dos cidadãos. Na nossa cidade, o Programa Japeri Mais está atuando em 16 bairros com obras de drenagem e pavimentação o que gera uma melhor qualidade de vida. Fora os investimentos em outros setores, como saúde, educação, entre outros”, enfatizou.

Quem também falou sobre os temas foi a vice -presidente do Consórcio Centro Sul, Francine Ramanho. “Nós do Consórcio Centro Sul desenvolvemos um trabalho a nível regional. Felizmente, o município de Japeri faz parte deste trabalho territorial e o nosso papel é cuidar dos resíduos sólidos, um dos temas fundamentais na pasta de saneamento. Não adianta tratarmos o esgoto sem antes cuidar dos nossos resíduos sólidos. Esses temas são muito importantes para a nossa sociedade “, declarou.

A audiência pública contou com a presença do presidente da Câmara Walter Trajano, da coordenadora das escolas de campo , Angélica Aguiar, do Gerente Operacional da empresa Pérola Jader Bento da Costa , da Gerente Jurídica da águas do Rio Aline Felix, da artesã Gilza Rosa, do vice – presidente do Conselho de Meio Ambiente, Carlos Evandro e dos conselheiros do órgão, José Lourival Celestinos dos Santos (Sarney) e Marilene Vasconcelos.

Também compareceram os alunos do Programa Ambiente Jovem, entre eles, os estudantes Carlos Eduardo de Araújo e Lídia de Sales Matias que participaram da mesa de abertura de debates. Além de membros da Defesa Civil, integrantes das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca, Urbanismo e Habitação e Saúde.