Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez é cercado de cuidados e orientações

Os atendimentos de otorrinolaringologia ocorrem no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez foi de muito trabalho para o médico otorrino, Ricardo Barbosa. Ele que atua no Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira, cumpriu o plantão desta sexta-feira, (10), como mais uma oportunidade não só de tratar, como de conscientizar os pacientes sobre a importância da preservação e cuidados com a audição.  

Foi o que ele disse ao paciente, Wellington Willian Santana, morador de Engenheiro Pedreira, ao explicar que era necessário realizar o procedimento chamado de lavagem otológica, método usado para remover o excesso de cera ou algum tipo de sujeira que tenha se acumulado mais profundamente no canal auditivo ao longo do tempo. “É comum os pacientes procurarem o médico otorrinolaringologista para a limpeza de retirada de cerume do ouvido, embora seja um método simples e seguro, devem ser realizados por profissionais. O ouvido é um ambiente extremamente sensível”, disse o médico que realiza cerca de 15 procedimentos dessa natureza em cada plantão. 

Segundo a médica pediatra Carla Machado, os cuidados com a audição começam ainda no pré-natal quando as gestantes realizam os testes e vacinas contra doenças como sífilis, rubéola e toxoplasmose que podem provocar a surdez nas crianças. Depois do nascimento os bebês realizam o teste da orelhinha. “O exame feito nos primeiros seis meses de vida da criança pode diagnosticar de 50% a 75% das deficiências auditivas e quanto maior a antecedência do diagnóstico, maior é a possibilidade de recuperação da audição”, explica a pediatra. 

A Secretaria Municipal de Saúde realiza mensalmente um ciclo de capacitação de Educação Continuada para enfermeiros que atuam na Atenção Básica e os atualiza em diversos temas. Um deles é o de Puericultura Humanizada, onde são reforçadas a importância desse e de outros testes que atestam o bom funcionamento dos sentidos do bebê. “Nosso objetivo é que nossos profissionais sejam a forma mais direta de conscientização dos responsáveis nos cuidados com a audição e outros sentidos e sintomas das crianças. Um nascimento e desenvolvimento saudável, com os cuidados realizados, se refletem por toda a vida”, explica a médica. 

Para Wellington, o medo de passar pelo procedimento foi superado pelas informações claras, passadas pelo Dr. Ricardo, e pelo bom resultado do procedimento logo após o término. “Já posso sentir uma melhora na audição e na sensação de limpeza, agora é continuar cuidando”, disse o paciente.

O paciente, Wellington Willian, realizou o procedimento chamado de lavagem otológica, feita pelo médico otorrino, Ricardo Barbosa

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*