Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas faz aumentar volume de exames de Raio-x, em Japeri

Os exames são realizados nos dois Centros Municipais de Especialidades da cidade

O Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas tem um grande aliado para a conquista do seu objetivo de zerar as filas de espera por procedimentos cirúrgicos, os exames de Raio-x. Com a inauguração do Programa, a Prefeitura de Japeri aumentou para 80 o volume de exames diários realizados nos dois centros de especialidades do município. Antes, eram feitos entre 30 e 60 procedimentos.

Os exames são realizados nas modalidades, Raio-x do tórax, face, crânio e ossos, que avaliam órgãos como costelas, pulmões, coração e os ossos, detectando doenças respiratórias como pneumonia, tuberculose, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica; sinusites, lesões ósseas e cerebrais, fraturas ou infecções.  E liberam os pacientes para as cirurgias eletivas.

O setor de radiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza os atendimentos de Raio-x nos Centros Municipais de Especialidades Médicas de Japeri e de Engenheiro Pedreira, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem precisar de agendamento. As unidades atendem em dias normais cerca de 60 exames de Raio-x por dia, em Engenheiro Pedreira e 30 na unidade de Japeri Centro.

Comemoração do Dia Mundial da Radiologia

A Pasta interrompeu por algumas horas, na última quarta-feira, (8), a realização de exames de Raio-x no Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira. O motivo foi nobre, a comemoração pelo Dia Mundial da Radiologia.

A data é celebrada para conscientizar a população quanto a importância do diagnóstico feito a partir da captura de imagens. “O profissional de radiologia é o primeiro a ver e identificar o problema. São dedicados e merecem todo o nosso respeito”, disse a subsecretária de Atenção Especializada, Tatiana Soares.

Para o coordenador do setor de radiologia, Josias Francisco, a comemoração da data é mais uma oportunidade de demonstrar a importância dos exames de imagem. “Nosso trabalho é feito com muita seriedade e compromisso. A partir dele são diagnosticadas doenças e necessidades de tratamento. Muitos de nossos pacientes já são conhecidos da gente”, disse ao lado dos colegas de trabalho.

Já a estagiária Andreza Ferreira de Lima destacou a emoção de começar na profissão e já se sentir reconhecida com um Dia Mundial do Radiologista. “Acredito que esse reconhecimento é muito importante. Eu como estagiária estou feliz de estar aqui com eles que me ensinam tanto, comemorando o nosso ofício”, relata.

Os atendimentos retornaram à rotina após o momento de comemoração.

Fotos: PMJ