Dia Municipal de Cultura é comemorado com Orquestra Sinfônica Brasileira e o projeto conexões musicais

O evento aconteceu neste sábado (04) , no Paço Municipal e reuniu artistas locais, exposições de quadros e pinturas

Um dia para lá de especial, com uma série de atrações gratuitas, assim foi a comemoração pelo Dia Municipal de Cultura no Paço Municipal, em Japeri, neste sábado (4). A Orquestra Sinfônica Brasileira foi a atração mais esperada, mas antes o coral do Projeto Conexões Musicais com a participação de alunos da cidade, que encantou a todos.

A celebração realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou com apresentações das Bandas Império Dumont, Banda Crioula, Capoeira Cultura popular, Cia Movidança, Ninho dos Cobras e da cantora Tati Monsores.

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação do coral formado por estudantes de escolas públicas com a participação de alunos das Escolas Municipais Pedra Lisa e Frei Maurício Viann, que participam do Projeto Conexões Musicais, que agrega um total de 150 estudantes dos municípios de Japeri, Duque de Caxias, Paracambi, Nova Iguaçu e Queimados, que têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com instrumentistas da OSB.

A Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros prestigiou todas as apresentações e parabenizou a orquestra, sob a regência do maestro Anderson Alves. “Quero parabenizar todos os artistas locais da nossa cidade. Em especial, a todos os integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira, juntamente com o coral do Conexões Musicais, onde jovens da rede pública de Japeri participam, o que me deixa bastante orgulhosa. Viva a cultura da Baixada Fluminense! Viva a cultura de Japeri! Viva a Orquestra Sinfônica Brasileira!”, declarou.

Já o Coordenador Educacional, daFundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Élber Ramos, disse que a iniciativa nasceu na cidade de Japeri em 2017. “O Programa Conexões Musicais da OSB nasceu em Japeri, estamos felizes em retomar a cidade onde tudo começou. Sempre acreditamos desde o começo que a música é transformadora através da educação musical. Fica aqui o nosso agradecimento.

O Programa Conexões Musicais deve muito a esta cidade que nos acolheu desde o princípio”, destacou.E para fechar com chave de ouro, a OSB subiu ao palco e emocionou o público com Hino da Cidade. O espetáculo inédito na região ainda contou com um repertório de músicas brasileiras com as canções “Brasil Amazônico”, do compositor Dimitri Cervo, “Psalmus”, de João Guilherme Ripper; “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, entre outros.

O secretário de Cultura Jorge Braga Junior, informou que a programação foi preparada com muito carinho para a população.“Fizemos este evento com a intenção de mostrar a população um pouco da cultura da cidade, já que estamos comemorando o Dia Municipal de Cultura”. Temos excelentes cantores que merecem ser valorizados. Além disso, pudemos assistir a Orquestra Sinfônica Brasileira, com a participação de alunos das Escolas Municipais Pedra Lisa, Frei e Maurício Viann, ressaltou.

O representante do Ministério da cultura, Eduardo Nascimento prestigiou o evento. “É um prazer estar aqui em Japeri iniciando as celebrações neste dia Municipal de Cultura. A cultura é um momento de transformação, de desenvolvimento humano e social. Quero parabenizar todos os envolvidos por estarem desenvolvendo este trabalho de música na Baixada Fluminense”, frisou.

O Vice-prefeito Carlos Januário, os vereadores Miga, Matheus Ferraz, secretários municipais, integrantes da Escola Império da Uva e a população marcaram presença. O local também contou com exposições de quadros e pinturas de artistas do município.

Um dia para ficar na história

Flávio dos Santos Carcereiro, 11 anos, aluno da Escola Municipal Pedra Lisa, foi um dos participantes do coral. “Fazer parte da Orquestra está sendo uma experiência incrível. Fiquei muito nervoso, mas com a ajuda dos meus colegas tudo fluiu”, relatou.

A mãe do estudante, Magali dos Santos Carcereiro, de 31 anos, ficou encantada com a apresentação. “Tem sido uma experiência gratificante para o meu filho, que antes não tinha acesso. Ele era bastante tímido e agora tá conseguindo se soltar graças ao Programa Conexões Musicais, da Orquestra. Fiquei encantada com a apresentação”, falou.

Quem também se emocionou foi a dona de casa Raquel Leal, de 30, anos que levou seu filho de 05 anos para assistir as apresentações. “Nunca tinha assistido uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira. Está sendo uma oportunidade muito boa na cidade. Me emocionei muito”, comentou.

Já o diretor geral da Escola Municipal, Frei Maurício Viann, Saulo Moura, aprovou a iniciativa nas escolas de rede pública. “Para a apresentação de hoje, foram 22 alunos da minha escola que participaram o que me deixou muito feliz. A maioria desses alunos da rede pública não tinha acesso à cultura e agora foram agraciados por esta oportunidade de fazer parte do Programa Conexões Musicais, que contribui de forma positiva no processo sociocultural”, contou.