A técnica sustentável foi construída nesta quarta- feira (18), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê
A população de Japeri agora tem um local adequado para destinar seus resíduos orgânicos de forma correta. A composteira comunitária foi construída nesta quarta- feira (18), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê (NEAVI), com a participação de 50 alunos do Ambiente Jovem 2.
O grupo de adolescentes pôde experimentar na prática o que aprenderam diante da aula ao ar livre. Os canteiros serão cuidados pelos próprios alunos e vão gerar um adubo rico em nutrientes que serão usados na horta comunitária do espaço que abriga diversas espécies de plantas que são doadas para a população.
A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica, como restos de alimentos, folhas, galhos e outros resíduos biodegradáveis, em um composto orgânico rico em nutrientes chamado de composto.
Segundo a titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, a atividade teve como foco principal a sustentabilidade. “ A compostagem é uma alternativa sustentável para a redução de resíduos, além dos impactos positivos no meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população a longo prazo. É gratificante ver os alunos da segunda edição do Ambiente Jovem participando desta iniciativa e preocupados com a sustentabilidade”, concluiu.
De acordo com o instrutor Rodrigo Oliveira, da empresa Impacta, a prática sustentável de compostagem beneficia o solo, as plantas e o meio ambiente. ” Compostagem é um processo natural de decomposição de resíduos orgânicos, uma espécie de reciclagem que transforma restos de alimentos, resíduos de jardim, embalagens compostáveis em adubo orgânico beneficiando nosso meio ambiente”, disse.