Oficina ensina alunos da E.M Teófilo Cunha a criarem brinquedos recicláveis

A atividade foi realizada pelo Comitê Guandu, em parceria com a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades)

Jornais cujo destino seria o lixo, se transformaram em brinquedo nas mãos dos alunos da Escola Municipal Teófilo Cunha , em Japeri, nesta terça-feira (17). O trabalho desenvolvido pelas crianças foi o resultado de uma oficina de reciclagem realizada pelo Comitê Guandu, em parceria com a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

Na ocasião, os estudantes da pré-escola ao 5° ano do ensino fundamental foram orientados pela pedagoga Andrezza de Oliveira Maciel a produzirem seu próprio brinquedo, enquanto a decoração ficou por conta dos pequenos, que se encantaram e puderam se divertir de uma forma diferente na quadra da unidade escolar.

Participaram da oficina cerca de 50 alunos, com idades entre 4 e 10 anos. As crianças aprenderam na prática que é possível reutilizar materiais que normalmente são descartados no dia a dia. Além da atividade, todos os alunos receberam uma cartilha de educação ambiental do Amigos do Guandu, com caça palavras, histórias em quadrinhos e pintura.

As crianças também produziram uma cartinha com informações do que esperam do meio ambiente daqui há 10 anos. O material será depositado no jardim da escola pelos próprios pequenos.

Para a professora de educação infantil, Fabiene de Araújo Silva,

a atividade incentiva a sustentabilidade e trabalha a educação ambiental nos pequenos. “É muito importante fazê-los experimentar esse momento de aprender na prática sobre reciclagem e educação ambiental. Trabalhar com os pequeninos é muito importante, já que eles levam o que viram aqui para suas residências”, enfatizou.

As crianças aproveitaram a atividade e se divertem também. Foi o caso do Kauã Mendes, de 07 anos. ” Achei muito boa a aula, porque aprendemos a fazer um brinquedo de jornal. Vou usar os que tenho em casa para fazer para os meus irmãos também”, falou.

Já Evelyn Vitória, de 07 anos, ficou encantada com a peteca criada por ela. “Que legal usar essas coisas para brincar, foi fácil de fazer a peteca e aprendi também que não precisa jogar o jornal no lixo”, disse.