Ambiente Jovem inicia segundo ano em Japeri, na Baixada Fluminense

Na última quarta-feira (4/10), a turma de 50 alunos contou ainda com um lanche de boas-vindas

Em clima de alegria e festividade, os 50 alunos do Núcleo de Pertencimento (NUP) Japeri do Ambiente Jovem deram início ao segundo ano do maior programa de educação ambiental do país na última quarta-feira (4/10), com direito a um lanche de boas-vindas. Capitaneada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), as aulas da iniciativa no município acontecerão no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê ao longo de seis meses.

Neste novo ciclo da iniciativa estadual, os estudantes matriculados e com 75% de presença nas atividades terão um aumento na bolsa de estudos mensal, que passa a ser no valor de R$ 300. O programa irá contar, ao todo, com 12.500 vagas, divididas entre 250 NUPs por todo o território fluminense. “É um imenso orgulho levar o novo ciclo do Ambiente Jovem ao município de Japeri novamente. A primeira fase já foi um grande sucesso na cidade e temos certeza que agora, com a iniciativa repleta de novidades, iremos alcançar mais jovens, de forma ainda mais transformadora”, celebrou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

O dia de festa foi promovido pela Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade. “Fico muito feliz por estar acompanhando esta segunda fase do Ambiente Jovem NUP Japeri. É um projeto muito importante que trabalha a educação ambiental, com a prevenção ao meio ambiente principalmente com os mais jovens. Parabenizo e agradeço o governo do Estado, que através do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, pela parceria de sempre, e dizer que está fazendo a diferença em Japeri” , declarou a prefeita da cidade, Dra Fernanda Ontiveros, que se alegrou com as expectativas dos jovens.

As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, no turno da tarde. Durante seis meses, os alunos aprendem diversos conteúdos voltados à preservação do meio ambiente e à integração social, já que o objetivo é torná-los multiplicadores e defensores do meio ambiente. O conteúdo didático será ministrado pelo professor Mateus de Lima Simões, com o apoio dos monitores Márcia Cristina, Neide Barbosa e Luigy Monsores.

Segundo a secretária da pasta ambiental do município, Meire Lucy, o projeto tem sido um sucesso na cidade e está acontecendo pela segunda vez com o apoio do poder público estadual e municipal. “Gostaria de agradecer ao governador Cláudio Castro, seu vice Thiago Pampolha e a nossa prefeita Dra Fernanda Ontiveros, por esta iniciativa maravilhosa que visa preparar os nossos jovens para serem agentes ambientais. Estou muito feliz por receber este projeto pela segunda vez na nossa cidade, demonstrando que estamos no caminho certo”, disse.

Durante o primeiro dia de aula, os alunos contaram com a presença do gestor da APA Alto Iguaçu, Manoel Mendes, representando a unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), bem como dos secretários municipais de Urbanismo, Andreia Brito, de Assuntos Institucionais, Renilton Brandão, das representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), Marilene Vasconcelos e Dona Filomena, da subsecretária de Cultura, Daniela Beliago, do presidente da Câmara, Walter Trajano, e da equipe da TV Ecologia.

Expectativa

Para a aluna Ana Carolina da Silva Gomes, moradora do bairro Santa Amélia, o curso será muito proveitoso, já que a educação ambiental é fundamental para a população. “Vi uma publicação no Instagram de uma menina que participou da edição anterior. Me interessei pelo projeto e fiz a inscrição. Estou muito ansiosa para participar e aprender tudo relacionado às causas ambientais. Cada um de nós vai ter a missão de colaborar com o meio ambiente”, falou .

Já o aluno Kelvin Roberto Pires dos Santos, 17, do bairro Santa Terezinha, disse que a capacitação é essencial para as práticas sustentáveis. “Sei que precisamos trabalhar em conjunto para combater a poluição ambiental. Aqui vamos nos preparar para combater esta prática. É um trabalho muito importante na minha visão e sempre quis participar e agora fui contemplado”, afirmou o jovem.

Podem se inscrever no programa os jovens de 16 a 24 anos que morem nas localidades dos NUPs. As inscrições são feitas online no site www.ambientejovem.com.br.

Sobre o Ambiente Jovem

Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e tem como objetivo formar agentes de transformação em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense.

Durante a capacitação, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 300 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.

No último ano, o programa contou com 141 Núcleos de Pertencimentos espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes beneficiados. Neste novo ciclo, o Ambiente Jovem foi reestruturado e ampliado para alcançar ainda mais jovens.