E trouxe muita informação e reflexão sobre os cuidados contra o câncer de mama
O primeiro dia do mês de outubro, veio com uma reflexão logo nas suas primeiras horas: era a cor rosa, símbolo da prevenção ao câncer de mama refletido no prédio da sede principal da Prefeitura de Japeri. A ação marca a intensificação dos trabalhos de conscientização para o controle da doença na cidade.
A abertura oficial dos trabalhos, foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca), que nesta terça-feira (3/10), realizou o encontro, “Nutrição, Fé e Esperança: Uma abordagem Holística no combate ao Câncer”, no auditório do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira.
O evento foi direcionado para coordenadores, enfermeiros e técnicos que farão a replicação das ações preventivas tanto nos atendimentos individuais como nas palestras e orientações de grupo. A ação teve a participação da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Thallyta Protázio, e também contou com uma apresentação cultural da artista Tatiana Monsores.
A subsecretária de Atenção Básica, Carolina Bernardo, exaltou a proposta da atividade. “O nosso objetivo era estimular um espaço de encontro e troca de experiência. Temos que falar sobre a prevenção do câncer e enaltecer a potência de vida que a mulher possui. Estamos aqui para pensar, refletir, conversar… temos uma equipe maravilhosa e vários parceiros que nos ajudaram a vivenciar esse momento tão especial”, disse.
AS INFORMAÇÕES PODEM SALVAR VIDAS
A palestrante da ação foi a enfermeira, Márcia Machado, que destacou a influência da dieta e da atividade física no combate ao câncer. “A nossa responsabilidade como promotores da saúde é informar que os bons hábitos e o estilo de vida que adotamos são fundamentais para a nossa saúde. A dieta, nutrição e atividade física podem ter um impacto nos processos biológicos que sustentam o desenvolvimento e a progressão do câncer”, avaliou.
A ex-presidente e, atualmente membra, do Conselho Municipal da Mulher, Vasti Ferraz, também participou do encontro. Para ela, a história de vida de Márcia Machado, que já enfrentou uma batalha contra o câncer, é uma inspiração para todas as mulheres. “É possível passar pelas dores e sofrimentos. Mas para isso, temos que ter resiliência para reverenciar a vida. A Márcia veio aqui para mostrar que é possível. Falar do câncer não pode ser um estigma e essa luz que a Márcia traz é muito importante para visualizarmos que é possível enfrentar o câncer”, apontou.
A equipe Paismca é formada por Ruth Valentim, Karine Rocha, Rejane Dias, Larryssa Costa e Geisa de Oliveira.
Outubro Rosa
A história do movimento conhecido internacionalmente como ‘Outubro Rosa’ simboliza a luta contra o câncer de mama. A história começa nos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, lança a Corrida pela Cura e passa a distribuir laços cor-de-rosa para os participantes, a corrida acontece anualmente na cidade de Dallas, no Texas.
Fotos: Lucas Alexandre