PSE ensina alunos da Escola Municipal Santa Terezinha a forma correta de higienizar as mãos

Os estudantes reconheceram em uma caixa de luz escura os pontos das mãos onde a sujeira se esconde

Nesta quinta-feira, (28), o Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), levou para as crianças da Escola Municipal Santa Terezinha, em Engenheiro Pedreira, uma experiência mágica de higienização das mãos.

Com olhos atentos, mãos apreensivas e muita curiosidade, os alunos do ensino fundamental receberam orientações práticas sobre a importância da lavagem das mãos.

Em uma caixa de luz escura, as crianças detectaram os pontos das mãos que não estavam higienizados devidamente e nem sempre são visíveis a olho nu. “O resultado é mais do que cuidado.  E uma conscientização.Com essa prática simples eles aprendem a se prevenir de doenças e contaminações. Estamos ensinando novos hábitos”, disse a enfermeira, Vanessa Rocha, que realizou o trabalho na escola.

Para a diretora, Mary Lúcia, as crianças acabam utilizando as mãos em diversas atividades e sem o devido cuidado levando aos olhos ou à boca. “A ação de higienização das mãos em nossa unidade foi de extrema importância para trazer aos alunos a consciência de prevenção e redução contra doenças causadas por germes, vírus, fungos e bactérias, além da remoção de sujeiras e higiene pessoal”, disse a gestora.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) realiza a  integração entre as Pastas da Educação e da Saúde, com objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, promovendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.