Casa da Mulher abre a caixinha da esperança e diz, “Sim à Vida!”

O equipamento realizou evento de conscientização do Setembro Amarelo pela prevenção ao suicídio

Moradora de Japeri, Lucinete de França já se considera uma amiga da Casa da Mulher, de Japeri, onde realiza atendimentos em saúde como consultas com ginecologista, agendamento em especialidades e verifica sua pressão arterial e glicemia. Além de participar de palestras de conscientização como a que aconteceu nesta quarta-feira, (27), pelo Setembro Amarelo.

Lucinete de França, moradora de Japeri, já se considera uma amiga da Casa da Mulher

Para a enfermeira, Patrícia Ferreira, é importante prestar atenção nas pessoas do nosso entorno e convívio. “Nem todas as mulheres ou pessoas com depressão ficam em casa trancadas, deitadas e chorando. Muitas  tem uma vida que chamamos de normal. Trabalham, brincam e até sorriem, mas quando entram no quarto, acontece aquela guerra psicológica. Nosso pedido é que todos os sinais recebam um olhar humanizado”, disse.

Segundo ela, a qualquer sinal é importante a busca por ajuda. “Nós temos profissionais que vão realizar a escuta, avaliar a situação e dar o melhor encaminhamento para a superação. Temos que entender que muitas vezes o grito de socorro não vem da boca, vem do olhar, de gestos e comportamentos. E o medo do julgamento inibe a busca por ajuda. A depressão e os transtornos de saúde mental são, muitas vezes, doenças silenciosas que matam. E estamos aqui para valorizar a vida”, completou.

Um painel na entrada da unidade dizia, “Sim à vida!” e as usuárias puderam ver outras expressões que contribuem para o combate e a prevenção do suicídio. Também foi colocada uma “Caixinha de Esperança”, onde frases motivacionais e de incentivo foram retiradas pelas mulheres que aguardavam atendimento.

A moradora de Engenheiro Pedreira, Nilceane Moreira, que foi à Casa da Mulher pela primeira vez, agendada pela amiga, relata que chegou num dia importante porque pode ouvir sobre cuidados e auxílio. Ela tirou uma das primeiras mensagens da ‘Caixinha de esperança’: A verdade é que todas as coisas são difíceis antes de serem fáceis. Lute sempre por você!

Moradora de Engenheiro Pedreira, Nilceane Moreira, foi à Casa da Mulher pela primeira vez e aprovou o acolhimento e o atendimento

Como ela, Kátia Cristina também tirou a sua mensagem: ‘A persistência realiza o impossível’. “Eu acredito muito nessa frase”, falou, a moradora de Japeri.

A Casa da Mulher é um equipamento da Prefeitura de Japeri, que atua por meio da Secretaria Municipal de Saúde com atendimentos diários voltados para a saúde e bem-estar da mulher. Nesta ação foram realizados 90 atendimentos.