O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo e reuniu diversos segmentos de empreendedores
A empreendedora, Erika Castro, atua no ramo de beleza e abriu um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) pelo Microempreendedor Individual (MEI). Para aprender a usar os recursos disponíveis para a categoria ia gastar cerca de R$ 3,8 mil com uma consultoria. Mas descobriu que o serviço é feito pela Secretaria Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Sala do Empreendedor. E melhor, disponibilizado com rapidez e sem custo. Essas e outras dúvidas foram tiradas no encontro ‘Descomplica MEI’ que aconteceu nesta terça-feira, (5), no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo.
“Quando a palestra começou eu nem imaginava que teria a solução para o meu problema e diversos esclarecimentos sobre o serviço. Me senti acolhida e amparada”, disse ela que estava ao lado de outra cabeleireira, Aline Fonseca, atuante no ramo há 10 anos, mas que somente agora fez o MEI, e buscava entender como funciona o sistema. “Acabei aprendendo muito mais. Fiquei muito feliz em receber o convite e estar por dentro dos benefícios que o MEI pode oferecer”, declarou.
A palestra foi realizada pela analista do Sebrae de Nova Iguaçu, Daiane Helen, que trouxe informações sobre os serviços disponíveis na Sala do Empreendedor. Esclareceu também as formas de como retirar o boleto, declarar o imposto de renda, fazer o parcelamento da dívida e ainda, a importância da emissão de nota fiscal e os processos para emiti-la.
A subsecretária da Semdic, Marcia Cristina, apresentou aos empreendedores as principais formas de contratação pela administração pública e a nova Lei de Licitações e Contratos, que permite a concorrência pública pelos microempreendedores. Apresentou, ainda, um passo a passo para gestão de risco dos negócios. “Esse é um ótimo meio para realizar a livre concorrência. A inclusão dos MEI’s vai permitir não só o crescimento deles, mas um novo mercado para que possam mostrar seus serviços e acelerar o desenvolvimento da cidade”, disse a gestora.
Para Maria Luiza, que atua no ramo dos salgados, essa foi a melhor notícia que a secretária poderia dar. “Com essa abertura, vamos poder ampliar as produções e dar maior visibilidade ao trabalho”, relata. Pensando nisso, a moradora de Engenheiro Pedreira, Lizete Moisés, que pensa em empreender no ramo de atrativos turísticos, saiu satisfeita e esperançosa de que poderá movimentar as visitas guiadas na cidade com segurança das orientações da Sala do Empreendedor e com possibilidades de parcerias com o poder público. “Estou muito feliz de estar conhecendo a Secretaria, de ver a parceria com o Sebrae e principalmente por tudo isso estar na minha cidade. Eu estou encantada por estar vivendo esse momento aqui em Japeri”, finaliza.
Fotos: Lucas Alexandre