Alunos da Escola Municipal Duque de Caxias desfrutam de programação recheada de produções cinematográficas
Os moradores de Japeri estão desfrutando de uma verdadeira maratona cinematográfica. Graças ao VER CINE – 8° Festival de Cinema da Baixada Fluminense, que está ocorrendo no Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, cerca de 70 produções cinematográficas estão à disposição da população. A iniciativa é idealizada pela Benguela Produções e conta com o apoio da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Nesta terça-feira (31/08), os alunos da Escola Municipal Duque de Caxias visitaram o Centro Cultural e ficaram encantados com a Sala Interativa de Cinema que foi montada no local. Durante a sessão, que começou às 14h, os jovens japerienses assistiram a diversos curtas-metragens, como documentários e filmes de ficção.
A programação cultural continua nos próximos dias: no dia 1° de setembro, o espaço terá sessões às 9h, 14h e 19h. Já no dia 2 de setembro, os cidadãos poderão acompanhar os filmes às 9h e 13h, durante a edição do Prefeitura em Movimento, que ocorrerá no bairro Santa Terezinha, e no Centro Cultural às 15:30h e 17h.
De acordo com os organizadores do VER CINE, o Festival tem o objetivo de divulgar, discutir e incentivar a criação cinematográfica na região da Baixada Fluminense. Para a Subsecretária Municipal de Cultura, Daniella Beliago, a realização do evento em terras japerienses representa um marco para a cultura e a arte da cidade. “É um festival da Baixada, que representa uma porta de entrada para filmes que não são compartilhados a nível comercial. É uma grande oportunidade para a fruição do cinema e da formação de plateia. Muitas crianças e adolescentes estão tendo o primeiro contato com o audiovisual, por exemplo. Também conseguimos trazer essa Sala de Cinema Alternativa, que ofereceu um ambiente propício para executarmos mais um projeto de audiovisual”, disse a gestora.
O idealizador, curador e produtor do VER CINE, Flávio Machado, valorizou a oportunidade de exibir os filmes em Japeri. “O cinema não é só diversão, é uma forma de expressão artística. É uma forma para os artistas falarem com o público sobre assuntos importantes e promover a reflexão. É uma forma de diálogo. Para as crianças que estiveram aqui, o Festival garante o direito de conhecer filmes, o direito de ter acesso à cultura. O VER CINE existe pra isso: trazer esses filmes para o público. Um tipo de filme que as pessoas não veriam se o Festival não existisse”, avaliou.
O estudante da Escola Municipal Duque de Caxias, Diego Pereira, de 11 anos, não tirou os olhos da tela durante a exibição dos curtas-metragem. Ele aprovou a proposta do Festival. “Eu adoro ir ao cinema. Quando fiquei sabendo que íamos participar de um Festival de Cinema, fiquei muito animado”, pontuou.
Já o aluno Caíque da Silva destacou a relevância do cinema para o bem-estar e para o aprendizado dos cidadãos. “Muito legal mesmo. Vimos uns 5 filmes curtinhos, deu para aprender muita coisa sobre o respeito e a educação”, disse.
Fotos: Lucas Alexandre