Programação do VER CINE – 8° Festival de Cinema da Baixada Fluminense movimenta o Centro Cultural de Japeri

Alunos da Escola Municipal Duque de Caxias desfrutam de programação recheada de produções cinematográficas 


Os moradores de Japeri estão desfrutando de uma verdadeira maratona cinematográfica. Graças ao VER CINE – 8° Festival de Cinema da Baixada Fluminense, que está ocorrendo no Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, cerca de 70 produções cinematográficas estão à disposição da população. A iniciativa é idealizada pela Benguela Produções e conta com o apoio da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). 

Nesta terça-feira (31/08), os alunos da Escola Municipal Duque de Caxias visitaram o Centro Cultural e ficaram encantados com a Sala Interativa de Cinema que foi montada no local. Durante a sessão, que começou às 14h, os jovens japerienses assistiram a diversos curtas-metragens, como documentários e filmes de ficção. 

A programação cultural continua nos próximos dias: no dia 1° de setembro, o espaço terá sessões às 9h, 14h e 19h. Já no dia 2 de setembro, os cidadãos poderão acompanhar os filmes às 9h e 13h, durante a edição do Prefeitura em Movimento, que ocorrerá no bairro Santa Terezinha, e no Centro Cultural às 15:30h e 17h. 

De acordo com os organizadores do VER CINE, o Festival tem o objetivo de divulgar, discutir e incentivar a criação cinematográfica na região da Baixada Fluminense. Para a Subsecretária Municipal de Cultura, Daniella Beliago, a realização do evento em terras japerienses representa um marco para a cultura e a arte da cidade. “É um festival da Baixada, que representa uma porta de entrada para filmes que não são compartilhados a nível comercial. É uma grande oportunidade para a fruição do cinema e da formação de plateia. Muitas crianças e adolescentes estão tendo o primeiro contato com o audiovisual, por exemplo. Também conseguimos trazer essa Sala de Cinema Alternativa, que ofereceu um ambiente propício para executarmos mais um projeto de audiovisual”, disse a gestora. 

O idealizador, curador e produtor do VER CINE, Flávio Machado, valorizou a oportunidade de exibir os filmes em Japeri. “O cinema não é só diversão, é uma forma de expressão artística. É uma forma para os artistas falarem com o público sobre assuntos importantes e promover a reflexão. É uma forma de diálogo. Para as crianças que estiveram aqui, o Festival garante o direito de conhecer filmes, o direito de ter acesso à cultura. O VER CINE existe pra isso: trazer esses filmes para o público. Um tipo de filme que as pessoas não veriam se o Festival não existisse”, avaliou. 

O estudante da Escola Municipal Duque de Caxias, Diego Pereira, de 11 anos, não tirou os olhos da tela durante a exibição dos curtas-metragem. Ele aprovou a proposta do Festival. “Eu adoro ir ao cinema. Quando fiquei sabendo que íamos participar de um Festival de Cinema, fiquei muito animado”, pontuou. 

Já o aluno Caíque da Silva destacou a relevância do cinema para o bem-estar e para o aprendizado dos cidadãos. “Muito legal mesmo. Vimos uns 5 filmes curtinhos, deu para aprender muita coisa sobre o respeito e a educação”, disse.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*