Defesa Civil de Japeri recebe capacitação para desocupação de espaço

Iniciativa visa preparar os profissionais para casos de incêndios ou ataques em prédios com crianças especiais

Pela primeira vez na história, a Defesa Civil do Rio de Janeiro está capacitando os profissionais para desocupação de espaço em casos de incêndios ou ataques em prédios com crianças especiais. Nesta quarta-feira (9), foi a vez dos profissionais de Japeri receberem a capacitação da Regional de Defesa Civil (Redec) Sul II. O treinamento aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade.

A capacitação contou também com a presença das crianças especiais, dos responsáveis, professores e bombeiros civis voluntários. “Todo ano o Governo do Estado promove uma simulação de desocupação de espaço para os profissionais da Defesa Civil de diversas cidades, mas esse ano é o primeiro com crianças com necessidades especiais, que é muito importante”, contou o tenente da Redec Sul II, Celso Lopes.

A capacitação é um preparo para a simulação que acontecerá na Apae em setembro. Durante o encontro, os profissionais e moradores aprenderam a como sair em segurança de um prédio diante de um acidente, além de identificarem um som de alerta.

“Essa parceria com o Governo do Estado para capacitar ainda mais os nossos profissionais e os moradores é muito bacana. Tenho certeza que todos saíram desse encontro mais preparados para qualquer eventualidade que possa acontecer, principalmente quando envolve crianças especiais, que precisam de uma atenção e um cuidado maior”, contou o secretário Municipal de Defesa Civil, Ziel Pavani.

Quem adorou a iniciativa foi a mãe de um aluno da Apae, dona Rita Ribeiro (55). “Estou muito feliz em participar desse momento. É uma atividade muito importante pra gente aprender como agir em casos de acidentes”, contou a moradora.

A professora Simone dos Santos também aprovou a atividade. “Foi maravilhoso cada ensinamento, pois aprendemos também na prática como agir nesses momentos delicados, que até então não tínhamos tanta noção”, explicou ela.

No dia 20 de setembro haverá uma simulação completa de um incêndio e um ataque na Apae de Japeri, com profissionais do governo estadual e municipal, para que todos coloquem em prática os ensinamentos da capacitação.