Programa Criança Feliz reúne famílias assistidas para falar de higiene bucal

A palestra foi realizada em parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas de Japeri

“Dente de leite tem raiz?”; “Criança pode usar fio dental?”, essas e outras perguntas foram respondidas hoje, (18), na Oficina de ‘Prática de higiene bucal’, realizada pela equipe do Programa Criança Feliz para as famílias assistidas, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), em Engenheiro Pedreira.

A odontopediatra do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Karine Lima, ensinou aos pais e responsáveis as melhores práticas de higiene bucal nas crianças de primeira infância. “As pessoas pensam que por terem dentes de leite, as crianças de primeira infância não precisam de atenção odontológica, mas, não é assim, precisamos cuidar desde cedo para que os dentes permanentes cresçam saudáveis”, disse a dentista.

Para a empreendedora, Ana Walquiria, (34), moradora de Engenheiro Pedreira, que foi à palestra com a filha Esther Senra, (3), as informações são muito importantes para ajudar na criação da criança. “Eu sou mãe de primeira viagem. Todo ensinamento me ajuda a cuidar melhor da Esther. Aqui eu abro os olhos sobre muitos detalhes importantes para criar melhor minha filha”, relata.

O mesmo ocorreu com a moradora da Lagoa do Sapo, Magali de Souza, (23). “Eu morava com minha mãe, ela ajudava com a experiência dela. Agora moramos só eu e a Heloá. Aprendo muitas dicas de como cuidar bem dela nas palestras”, diz a genitora.

Ao final da palestra as crianças receberam os kits de higiene bucal e os responsáveis foram orientados sobre as marcações no Centro de Especialidades Odontológicas para crianças de 0 a 12 anos, além de desfrutarem de um lanchinho.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Dra. Karine esclareceu que: “Sim, dente de leite tem raiz e criança pode usar fio dental”.

Programa Criança Feliz – Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

O Criança Feliz é um programa criado pelo Governo Federal, fundamentado na Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 – conhecida como o Marco Legal da Primeira Infância, que atende gestantes, crianças de até três anos e suas famílias incluídas no CadÚnico, crianças de até 6 anos e suas famílias beneficiárias no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Na cidade de Japeri, o Programa Criança Feliz é desenvolvido pela gestão municipal desde 2022, e atende cerca de 600 famílias com acompanhamento e orientações importantes para estimular o desenvolvimento infantil.

“O Programa potencializa as atenções já desenvolvidas pela política de assistência social às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias”, declara a coordenadora Débora Leal. “O Criança Feliz é constituído por meio de dois pilares fundamentais: a intersetorialidade e visitas domiciliares realizadas por nossa equipe, composta por dois supervisores e 15 visitadores”, completa.

Segundo Felipe Cardoso e Elisangela Justino, supervisores do Criança Feliz, com as visitas a equipe consegue fortalecer os vínculos das famílias com seus cuidadores, que nem sempre são os pais.

O Criança Feliz também realiza oficinas e ações integradas com as demais secretarias e serviços do município.

Fotos: Lucas Alexandre