Maio Laranja – Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado por palestra na UBS Marabá

O encontro foi para crianças e adolescentes, público-alvo da campanha de proteção e, suas famílias

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), ratificando o compromisso da Prefeitura de Japeri com combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, segue com diversas ações do Maio Laranja para conscientizar sobre as violências que ocorrem com esse público. Nesta terça-feira, (9) a equipe da Unidade Básica de Saúde de Marabá, realizou palestra para as crianças, adolescentes e famílias da localidade.

A inciativa visa dar visibilidade ao assunto e fazer com que crianças, adolescentes e suas famílias possam identificar as violências e acionar os órgãos de proteção. “Temos o sonho de que este mês esteja na memória de cada brasileiro e que todos possam proteger nossas crianças e adolescentes”, disse Vanessa Rocha, enfermeira da unidade.

Mesmo sendo uma temática delicada é preciso romper essa barreira e falar do assunto para   que todos na cidade e, em todo país, entendam que o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, com grande complexidade e tem uma diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar em todos os lugares. “Se estivermos na mesma sintonia da proteção e da identificação dessas ações, vamos conseguir”, completa.

Crianças, adolescentes e suas famílias recebem as orientações sobre cuidado e proteção

Sobre o 18 de maio

A data é uma referência ao dia 18 de maio de 1973, onde na cidade de Vitória (ES), o “Caso Araceli” chocou o país. A menina Araceli, de apenas oito anos de idade, teve todos os seus direitos humanos violados, sendo raptada, drogada, espancada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquele município. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune e completa 50 anos.