‘Feira Literária’ movimenta a cidade de Japeri

Iniciativa recebeu mais de mil pessoas entre alunos, professores, moradores e autores locais

O mundo da leitura dominou a cidade de Japeri, nesta terça-feira (18), graças a grande ‘Feira Literária’ realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no Paço Municipal. Com apresentações de trabalhos realizados por todas as escolas públicas da cidade, o evento contou com a presença de mais de mil pessoas entre alunos, professores, autoridades, moradores e autores locais.

A Feira, que foi o maior sucessof, tem como objetivo promover o incentivo à leitura e a interação entre as escolas da cidade. Durante o evento, o projeto Professor Fábio Castelano doou 150 livros para o lançamento da geladeira literária grafitada no local. O equipamento ficará na sede da Prefeitura.

“Essa iniciativa é muito importante não só para os alunos, mas para os responsáveis também. Pois a leitura abre muitos caminhos e pode mudar o mundo. Quero agradecer a parceria com o projeto Professor Fábio Castelano, tenho certeza que essa geladeira abrirá novas portas para nossos moradores”, explicou a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, ao lado do vice-prefeito, Carlos Januário.

Para a secretária da Pasta, Caroline Ontiveros, a Feira ajuda a resgatar a cultura da leitura. “Estamos em um momento muito tecnológico, em que as crianças e os jovens estão mais conectados do que lendo livros. É nossa ideia mudar essa história e voltar aos hábitos da leitura”, contou.

O evento contou com tendas com trabalhos de autores importantes da literatura brasileira, escritores do município, além de apresentações da Escola do Campo e da Agricultura Familiar.

“Organizamos essa Feira Literária com muito carinho para os moradores. Os alunos realizaram trabalhos incríveis sobre os autores da nossa literatura brasileira, que também serão apresentados no Desfile Cívico”, explicou a professora orientadora dos anos iniciais, Lilian Fernandes.

Encantada com os livros e apresentações das escolas, a pequena Maryllise de Andrade (9) aprovou a Feira. “Está tudo muito lindo, adorei! Eu adoro ler e esse lugar está cheio de coisas sobre a leitura”, disse a aluna do Dom Adriano.

Dia de autógrafo

Durante a Feira Literária, artistas locais promoveram um dia de autógrafos e venda dos seus livros. A escritora Lana Estrela (24) foi uma das expositoras no evento.

“Já participei de outras Feiras como espectadora e sonhava em ter um espaço para apresentar meus livros e, pela primeira vez, eu consegui”, comemorou a moradora de Engenheiro Pedreira.

Cultura e literatura em alta

Diversos escritores brasileiros foram enaltecidos no decorrer da Feira Literária. Os alunos da Escola Municipal Ary Schiavo, por exemplo, fizeram uma apresentação sobre uma das primeiras escritoras negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus, e promoveram uma discussão sobre o livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”.

Além disso, a Literatura de Cordel foi destacada e as obras de artistas como Braulio Pedrosa foram expostas ao público. Já a criançada da região colocou a mão na massa e vários folhetos literários foram produzidos.

Os pequenos das Escolas Municipais Dario ko Oliveira Lins e Santo Antônio deram um show à parte. Os primeiros mexeram com o imaginário Infantil e adulto ao apresentarem “Os bichos que eu tive” com o bicho carpinteiro, que todos juravam ser um dinossauro. E colocaram todo mundo para dançar forró.