Testemunho marca a Reunião Intersetorial de Japeri

Uma rede de serviços unida no combate às violências e suas vulnerabilidades

Marcada pela violência doméstica e a dor da perda de um filho, Janaina Martins, de 33 anos, testemunhou sua história durante a IV Reunião Intersetorial de Japeri, realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), nesta quinta-feira (13).

Janaina contou como conseguiu sair do ciclo de violência e como foi vista, julgada e excluída, até por membros de sua família. “Não tive que vencer somente meu agressor. Foi uma luta até contra mim mesma”, relatou.

Mãe de quatro filhos com idades de 9, 3 anos e um gemelar no primeiro ano de vida, a outra criança faleceu de parada cardíaca aos sete meses. Ela explicou que quando estava tentando vencer o luto da perda do filho, precisou reagir a violência praticada por aquele com quem dividia sua vida.

“Hoje, eu aprendi que não estou sozinha!”, completa, ao mesmo tempo que seu olhar percorre a mesa, onde reconhece os diversos serviços pelos quais foi atendida.

Ela foi convidada a dar seu relato pelo grupo denominado, “REDES”, que tem o objetivo de realizar o estudo de casos às vítimas de violência e suas vulnerabilidades. Os encontros mensais e itinerantes acontecem desde outubro de 2022, como espaço coletivo de troca.

O debate contou com a presença de diversos profissionais que atuam nos equipamentos públicos, conselhos de direitos e organizações sociais. A Psicóloga Silvana Amaro, no grupo desde o início, vê a participação de diversos equipamentos da Prefeitura de Japeri, dos conselhos de direitos e da sociedade civil organizada como a legitimidade do trabalho que só tem a crescer.

Somos multiplicadores na ponta, declara Simone Sarmento, coordenadora do CRAS Chacrinha. “Precisamos fortalecer essa rede para o munícipe se sentir amparado”, conclui.

Para Vasti Ferraz, presidente do Conselho Municipal da Mulher, a violência se fragmenta em muitos ambientes e os encontros são de extrema importância na construção do enfrentamento.