Aprender brincando: alunos do CIEP 401 de Japeri têm aula de Xadrez

O melhor jogador representará a cidade nos Jogos da Baixada

Uma atividade lúdica com tabuleiro, 16 peças e muita concentração em busca do famoso xeque-mate. Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Clube de Xadrez para cerca de 50 alunos do CIEP 401 Lucimar de Souza Santos, no bairro Mucajá. O melhor jogador representará a cidade nos Jogos da Baixada.

As aulas de xadrez acontecem toda quarta-feira no contraturno para os alunos do 4º ao 9º do ensino fundamental. O objetivo é utilizar o jogo como suporte pedagógico para estimular a concentração, tomada de decisão e disciplina dos estudantes. A inauguração do clube contou com a presença dos estudantes, da secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, da gestora, Marcele Aparecida, profissionais da educação e responsáveis.

“O nosso 1º Torneio de Xadrez foi o maior sucesso na escola e decidimos montar um clube para aperfeiçoar os alunos e melhorar o desempenho deles em sala de aula. Para fazer parte da atividade, os interessados passaram por um processo seletivo onde escreveram uma redação explicando a importância da participação dele no clube”, explicou a gestora da unidade de ensino, Marcele Aparecida.

Para o inspetor e idealizador do projeto, Guto Castelano, os alunos evoluíram após o torneio. “O desempenho deles melhorou muito, ficaram mais concentrados. Foi então que percebi que precisávamos manter o xadrez na escola. Por isso, me aperfeiçoei. Fiz cursos para ser instrutor e agora irei colocar em prática todo aprendizado para torná-los grandes jogadores e reprodutores”, explicou o profissional.

A jovem Beatriz dos Santos (11), aluna do 6º ano, comemorou a nova atividade na escola. “Eu sempre gostei muito de jogos de tabuleiro e queria aprender a jogar xadrez, agora será possível. Além disso, tenho certeza que esse clube irá ajudar muito nas salas de aula”, contou a estudante ao lado da responsável, Janaína Tavares.

Essa é a primeira turma de xadrez da escola. A ideia é abrir a atividade para mais alunos, pais e responsáveis no próximo semestre.