Com a chegada do verão, os casos de dengue tendem a ficar mais frequentes. E é pensando nisso que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, tem trabalhado com ações nos bairros e em locais públicos combatendo os focos de proliferação do Aedes aegypti.
Os ACE – Agentes de Combate às Endemias visitam diariamente os imóveis para fazer o trabalho de combate ao mosquito, com aplicação de larvicidas nos reservatórios de água bem como eliminam os focos encontrados no local de visita. Isso também acontece nos prédios públicos em geral, como unidades de saúde, escolas, quadras esportivas, cemitérios, praças e etc.
Além disso, os Agentes de Combate às Endemias, também fazem a educação ambiental, conscientizando a população da importância dos 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE orientando sobre como acabar com focos de mosquito e manter suas casas seguras.
“Os agentes passam de casa em casa fazendo panfletagem e orientando aos moradores. Fazemos algumas ações de bairro também ao decorrer do ano todo, principalmente, antecedendo ao verão, intensificamos essas ações, sendo esse o período de “pancadas de chuva”, onde normalmente a água se acumula nos locais propícios ao crescimento das larvas, então precisamos adequar os locais e eliminar os focos” explicou a subsecretária de vigilância em saúde, Priscila Barbosa.
O controle de combate à dengue de forma eficaz se dá por meio do Levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde, que tem como objetivo identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos de mosquitos e criadouros, para a partir de então, entrar com medidas de controle mais específicas.
Os últimos levantamentos realizados mostraram que os bairros Vila Laranjal, Bananal, Guandu, Engenheiro Pedreira e centro de Japeri eram os locais com mais focos de dengue, mas graças às ações de controle e prevenção, as localidades já apresentam índices menores e estão sendo monitorados.
A dengue em Japeri
No ano passado, Japeri teve 82 casos de dengue registrados. Destes, 17 casos positivos para Dengue e 6 casos positivos para Chikungunya.
Em caso de aparecimento dos sintomas da doença, procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o Hospital Municipal de Japeri.
Principais sintomas: Pacientes que apresentem febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas e/ou vômitos, dor no corpo, dor de cabeça com dor atrás dos olhos. Também pode ser considerado caso suspeito toda criança que apresente quadro febril agudo, usualmente entre 2 a 7 dias, e sem foco de infecção aparente.