Centro Cultural e Biblioteca de Japeri recebem obras de artistas locais no próximo dia (10)

Moradores podem apreciar exposições de forma gratuita

Programação nas férias: o Centro Cultural do Mucajá e a Biblioteca Municipal Carlos de Souza vão ganhar exposições de artistas locais a partir da próxima terça-feira (10). A Secretaria Municipal de Cultura preparou as mostras “Expo Drual” e “Las Faciles”, que reúnem técnicas filosóficas, espirituais, realistas e abstratas que fazem o espectador refletir e viajar para o desconhecido.

O Centro Cultural Deputado Luis Eduardo Maron de Magalhães recebe a Exposição “Las Faciles, do japeriense Heitor Marinho, de 15 anos. O quadrinista, que é Autista e retrata sua sensibilidade por meio da pintura. Os trabalhos estarão disponíveis à visitação na próxima sexta-feira (13), das 15h às 17h e vão até o dia 16 de fevereiro.

Galeria de obras do jovem Heitor (Foto Divulgação)

Já a Expo Drual, do autodidata Gilmar Francisco da Silva (Gilmar Drüal), já passou pela cidade e desta vez estará na Galeria da Biblioteca Municipal Carlos de Souza, em Japeri, entre os dias 10 de janeiro a 16 de fevereiro, das 10h às 17h.

O secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., convida a população para conhecer as exposições. Ele considera importante que os moradores vejam os grandes talentos artísticos presentes no município. “Fico muito orgulhoso por Japeri ter uma diversidade de artistas. Acompanhar estes trabalhos é agregar conhecimento e valores culturais”, contou o secretário.

Autores

Esta é a primeira exposição individual de Heitor, o quadrinista, autista nível 1, com hiperfoco em artes, ama desenhar, pintar e fazer quadrinhos e hipersensibilidade auditiva. A exposição tem esse nome porque ele gosta de pintar coisas simples do dia a dia.

Las Faciles, significa ‘o fácil’ em francês. Nela as pessoas podem ver seu processo artístico desde os cadernos de esboços, seus desenhos e pinturas. O jovem deseja tonar suas obras conhecidas pela cidade onde foi criado. “Sou um artista que gosta de compor telas do fragmentado. Pego rostos e coisas do cotidiano e coloco nas telas. Coisas simples e bosques também se enquadram”, disse o artista.

Já o autor da Expo Drual, Gilmar Francisco da Silva (Gilmar Drüal), 49 anos, nasceu em Queimados, mas cresceu e vive em Engenheiro Pedreira. Ele desenha e pinta desde criança. Autodidata, deu aulas de desenho no Centro Cultural, no Grupo Código e particulares de pintura a óleo e acrílico.