Palestras alusivas ao Novembro Azul levam informação e orientam sobre a prevenção ao câncer de próstata

Unidades de Atenção Básica dos bairros Nova Belém e Marabá promovem rodas de conversas informativas para os moradores

Prevenir e orientar. Esses foram os objetivos da palestra de conscientização para os homens ficarem atentos aos sintomas que podem levar ao câncer de próstata. A ação faz parte da campanha do Novembro Azul e foi realizada na tarde desta quinta-feira (17), na Unidade de Saúde da Família do bairro Nova Belém. Na ocasião, o urologista e clínico geral, Doutor Gutemberg Assis Kiki Jr., enfatizou a importância do autoexame.

O médico explicou para quem estava na unidade que o rastreio do câncer de próstata começa por meio Antígeno Prostático Específico (PSA), que é o exame preventivo que identifica alterações presentes nas glândulas.  De acordo com o especialista, é recomendado que se faça o procedimento a partir dos 40 anos de idade.

“Muitos homens ainda têm tabus quanto ao exame de próstata. O caminho até o exame retal depende muito do nível de PSA do homem. Não se pode ter vergonha na hora de cuidar da saúde”, disse. Ele também falou sobre os fatores de risco da doença. “Pessoas com obesidade, fumantes, com histórico de câncer na família e que não fazem exames de prevenção estão mais propícias a serem acometidas. Por isso não se pode deixar de se cuidar, não se pode deixar a saúde em segundo plano”, disse.

Sebastião Dias, de 72 anos, mora no bairro Nova Belém e disse que fazer o exame de próstata é muito importante, e mais do que isso: Cuidar da saúde de forma geral também.

“Não fumo, não bebo, cuido muito bem da minha saúde. Fiz o exame de próstata há bastante tempo, mas depois da palestra de hoje eu já vou marcar para fazer novamente os procedimentos. Não vou dar mole!”, disse ele. 

 

Seu Sebastião (no meio) com as componetes da equipe do posto de saúde do bairro Nova Belém / Foto de Lucas Alexandre

Resistência

Para a subsecretária da Atenção Básica da rede municipal de saúde, Simone Cruz, a resistência dos homens em buscar informações e ir ao médico faz com que o Novembro Azul seja tão importante.  “Por conta do trabalho e outros fatores a presença deles nas palestras nem sempre tem o número desejado, mas as esposas, filhas e mães podem ser incentivadoras e multiplicadoras das informações”, disse    

Ela informou ainda que também houve palestra na Unidade de Saúde da Família  no bairro Marabá, onde foram distribuídos Kits de higiene pessoal a quem estava presente.

O próximo bairro a receber a palestra informativa será o Guandu. Será nesta sexta-feira (18),  na unidade de saúde da região, a partir das 9h30.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*