Apenas 17,42% das crianças a partir de um ano e menores de cinco anos se imunizaram contra a doença no município
A Prefeitura de Japeri está mobilizada em ampliar o alcance da vacinação contra a poliomielite. Isso porque apenas 17,42% das crianças a partir de um ano e menores de cinco anos se imunizaram contra a doença na campanha deste ano. A baixa adesão da vacina pode ser observada em todo país. Conforme o Ministério da Saúde, mais de 11,1 milhões de crianças ainda não receberam a vacina.
Em Japeri, os pais podem levar as crianças, de segunda a sexta-feira, a todas as unidades de saúde até o dia 9 de setembro para serem vacinadas, das 9h às 16h. Para o atendimento é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal.
A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, informa que o índice está muito abaixo do ideal, considerando a importância dessa imunização. “A Secretaria Municipal de Saúde tem o objetivo de imunizar 95% do público alvo, mas precisamos que os pais e responsáveis entendam e se conscientizem que a vacinação garante a proteção da criança contra a paralisia infantil”, diz.
Para ela, as fake news (notícias falsas) também atrapalham na adesão da população às vacinas. Essas notícias se espalham e colocam em xeque a segurança e eficácia dos imunizantes. A secretária explica ainda que, apesar da doença ter sido erradicada do Brasil, há alto risco de retorno por conta das baixas coberturas vacinais.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus do intestino. Crianças e adultos podem ser infectados por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca, causando dor de cabeça, febre, fadiga, garganta inflamada e até paralisias musculares.
Junto da campanha contra a poliomielite, também está em andamento a campanha de multivacinação, na qual são oferecidos os seguintes imunizantes: BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, DTP, Tríplice Viral, Pentavalente, Pneumocócica 10-Valente, Poliomielite (Vip e Vop), HPV Quadrivalente, Rotavírus, Influenza, Meningocócica C (conjugada), Meningocócica Acwy (conjugada), Varicela e Covid-19. As vacinas compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.