Educação de Japeri promove Semana da Pessoa com Deficiência e comove alunos e pais

Iniciativa levou reflexões sobre a diversidade

O Patrono da Educação Brasileira Paulo Freire dizia: “Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”. Foi nesta perspectiva que a Secretaria Municipal de Educação de Japeri (Semed) promoveu a ‘Semana da Pessoa com Deficiência’ nas escolas. O CIEP 401 – Lucimar de Souza Santos trouxe atividades de reflexão sobre as formas de comunicação e interação no ambiente inclusivo.

“Os alunos reproduziram atividades que pessoas com deficiência (PDC) executam diariamente. Muitos nem sabiam que deficientes visuais, por exemplo, conseguem ler em braile, por isso, a importância de projetos assim”, é o que contou a gestora da unidade, Marcelle Aparecida. Mas a escola não foi a única a esclarecer o tema. Toda Rede de Ensino se envolveu na proposta do setor pedagógico da Semed.

Foto: Lucas Alexandre.

No CIEP 401 teve também contação de histórias do livro ‘Minha amiga cadeirante’, além de desenhos alusivos acerca do tema. Por fim, as turmas assistiram ao curta-metragem ‘Tamara’, que fala sobre uma menina surda com o sonho de ser bailarina.

Na última terça-feira (30), as atividades continuaram com palestras sobre inclusão e diversidade com a orientadora educacional Juliana Soares. O projeto foi uma parceria com as professoras do Atendimento Educacional Especializado – AEE, Regina Lúcia e Lilian Rodrigues. Ambas compõem o apoio pedagógico da escola.

Para encerrar a semana, nesta sexta-feira (02), Juliana, reproduziu o documentário ‘Inclusive eu’, que foi elaborado pelo Governo do Estado para os pais e responsáveis. O objetivo era entender como as famílias reagem aos diagnósticos e como identificam, por fim, como buscam ajuda. Ao final, eles trocaram experiências com profissionais do assunto.

TDAH

Mariana Pereira assistiu, atentamente, às explicações da orientadora. Ela é mãe de Ketelyn Pereira, de 12 anos, diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A aluna da quinta série faz uso da sala de recursos no contraturno uma vez na semana. Lá os alunos produzem atividades de desenvolvimento cognitivo e têm atendimento individual com especialista de educação inclusiva.

Segundo Mariana, depois que Ketelyn passou a assistir às aulas na atual escola sua vida nunca mais foi a mesma. “Ela surpreendeu a todos com uma melhora significativa e já consegue, inclusive, fazer bolo em casa”, contou. A mãe acrescenta, ainda, que muitas atividades realizadas em casa são fruto de orientação dos profissionais da sala de recursos.

A orientadora e palestrante, Juliana, conta que a escola disponibilizou um acervo de livros em braile para que os alunos se sentissem parte desse universo. De acordo com ela, é importante estimular a empatia nos colegas de classe. “Às vezes as pessoas passam por eles e agem como se não existissem e eles se sentem incomodados”, confessou, reforçando que todos precisam entender que a diversidade faz parte da vida humana e cada vez está mais presente.

Helena Oliveira, de12 anos, está entre os 25 alunos com deficiência matriculados no CIEP 401. Ela tem hidrocefalia e usa próteses nas pernas. Ela ficou emocionada com a proposta. A adolescente contou que quando chegou na nova escola achou que não iria se adaptar, uma vez que já tinha mudado de unidade por cinco vezes: “Me surpreendi com o carinho das minhas professoras, em especial a Ju (Juliana Soares). Aqui aprendi que não posso deixar minhas limitações frustrarem os meus sonhos”, finalizou Helena.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*