Encontro de mulheres em Japeri celebra mais um ano da Lei Maria da Penha

Evento que fecha as comemorações do Agosto Lilás traz debates sobre os avanços da Lei

Em alusão ao 16º aniversário da Lei Maria da Penha, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promoveu um encontro com objetivo de mostrar os avanços e as políticas públicas de garantia dos direitos das mulheres. O evento aconteceu nesta quinta-feira (25), no Centro de Especialidades Médicas de Engenheiro Pedreira (antiga UMEP).

Para a solenidade foram convidadas a coordenadora e a advogada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Queimados, Rosiane de Almeida Silva e Sandra Marback, respectivamente. Elas falaram sobre violência e empoderamento feminino.

Os tipos de violências contra a mulher e como identificá-las foram abordados por Rosiane. Ela falou principalmente sobre a agressão física, moral, psicológica, sexual, patrimonial e econômica. E trouxe também algumas respostas do porquê algumas mulheres ficam presas em relações abusivas.

“Elas acreditam na mudança do agressor, quando ele aparentemente pede desculpas, às vezes possuem dependência emocional e financeira, se sentem isoladas e sozinhas e, na maioria das vezes, têm medo do que o agressor seja capaz de fazer não só com elas, mas também com seus filhos”, concluiu a coordenadora.

A representante de gestão da Secretaria de Assistência Social (Semast), Débora Leal, falou sobre a importância do encontro em um mês que se comemora um grande avanço na luta contra a violência doméstica. Ela acrescenta que uma das conquistas do município foi a implementação do Conselho e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

Rede de proteção

Débora ressaltou, ainda, que tais avanços não seriam possíveis se não houvesse uma rede de proteção empenhada em defender os direitos das usuárias. “Sem rede é impossível garantir o sucesso das políticas públicas”, afirmou.

As assistentes sociais do Programa Segurança Presente, Vanessa Rosa e Patrícia Bueno contaram situações comuns que acontecem no dia a dia.

“A operação Segurança Presente tem como lógica de trabalho a proximidade. Fazemos um trabalho de acolhimento que ainda está tomando forma”, disse Vanessa. Ela falou ainda da necessidade de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) em Japeri.

Participaram da solenidade a representante de Gestão da SEMAST, Débora Leal; a coordenadora do CEAM – Japeri, Regiane Ribeiro; a coordenadora de Políticas Públicas de Queimados, Neuza Teixeira; e a vice-presidente do Conselho de Mulheres, Cristina Alves. Além da presidente do Conselho de Mulheres, Vasti Ferraz.

.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*