Evento que fecha as comemorações do Agosto Lilás traz debates sobre os avanços da Lei
Em alusão ao 16º aniversário da Lei Maria da Penha, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promoveu um encontro com objetivo de mostrar os avanços e as políticas públicas de garantia dos direitos das mulheres. O evento aconteceu nesta quinta-feira (25), no Centro de Especialidades Médicas de Engenheiro Pedreira (antiga UMEP).
Para a solenidade foram convidadas a coordenadora e a advogada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Queimados, Rosiane de Almeida Silva e Sandra Marback, respectivamente. Elas falaram sobre violência e empoderamento feminino.
Os tipos de violências contra a mulher e como identificá-las foram abordados por Rosiane. Ela falou principalmente sobre a agressão física, moral, psicológica, sexual, patrimonial e econômica. E trouxe também algumas respostas do porquê algumas mulheres ficam presas em relações abusivas.
“Elas acreditam na mudança do agressor, quando ele aparentemente pede desculpas, às vezes possuem dependência emocional e financeira, se sentem isoladas e sozinhas e, na maioria das vezes, têm medo do que o agressor seja capaz de fazer não só com elas, mas também com seus filhos”, concluiu a coordenadora.
A representante de gestão da Secretaria de Assistência Social (Semast), Débora Leal, falou sobre a importância do encontro em um mês que se comemora um grande avanço na luta contra a violência doméstica. Ela acrescenta que uma das conquistas do município foi a implementação do Conselho e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
Rede de proteção
Débora ressaltou, ainda, que tais avanços não seriam possíveis se não houvesse uma rede de proteção empenhada em defender os direitos das usuárias. “Sem rede é impossível garantir o sucesso das políticas públicas”, afirmou.
As assistentes sociais do Programa Segurança Presente, Vanessa Rosa e Patrícia Bueno contaram situações comuns que acontecem no dia a dia.
“A operação Segurança Presente tem como lógica de trabalho a proximidade. Fazemos um trabalho de acolhimento que ainda está tomando forma”, disse Vanessa. Ela falou ainda da necessidade de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) em Japeri.
Participaram da solenidade a representante de Gestão da SEMAST, Débora Leal; a coordenadora do CEAM – Japeri, Regiane Ribeiro; a coordenadora de Políticas Públicas de Queimados, Neuza Teixeira; e a vice-presidente do Conselho de Mulheres, Cristina Alves. Além da presidente do Conselho de Mulheres, Vasti Ferraz.
.