Mobilização cadastrou famílias nos principais programas sociais do Governo Federal
A manhã desta segunda-feira (15) foi movimentada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro de Nova Belém. Devido à grande demanda de serviços, por conta do pagamento do Auxílio Brasil, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, decidiu promover uma mini ação social que beneficiou centena de moradores, das 9h às 15h.
Na ocasião, as famílias receberam orientações sobre o cadastro e recadastro do CadÚnico do Governo Federal, que tinham como objetivos de conseguir o Auxílio Brasil, Vale Gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC), isenção para segunda via de certidão e de Identidade, entre outros serviços básicos.
O evento contou com as participações de profissionais do Setor do Cadastro Único, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que prestaram informações sobre os serviços oferecidos à mulher vítima de violência doméstica; do Núcleo de Atendimento para Familiares de Desaparecidos e Documentação Tardia (NAFADD); do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (Navir) e com o Programa de Atenção à Primeira Infância (Criança Feliz).
A coordenadora do CRAS, Juliana Lima, falou da importância que ações como essa trazem para a população. Para ela, não somente o CRAS, mas os outros serviços oferecidos são de extrema necessidade. O NAFADD, por exemplo, auxilia as famílias que convivem com o drama de ter seus entes desaparecidos e contam com apoio profissional nessa busca. “É um prazer imenso poder ajudar os moradores a terem dignidade e fazerem valer seus direitos.”
O jovem, Flávio Ferreira, 23 anos, conta que está à procura de emprego há alguns meses e que o Auxílio Brasil poderá ser sua única renda fixa até conseguir sua carteira assinada. “Vim correndo quando soube que aqui conseguiria me cadastrar. Torço para não ficar muito tempo parado, mas enquanto eu estiver sem renda, o Auxílio vai me ajudar com as contas.”
OFICINAS
O CRAS também oferece oficinas de pintura em tecido, capitonê, design de unhas e design de sobrancelhas. Além de oficinas para crianças a partir de dois anos.
Para participar das aulas, a pessoa deve possuir inscrição no CadÚnico. Quem deseja se cadastrar pode procurar o CRAS mais próximo da sua residência.
A equipe do CRAS, contou com a psicóloga e coordenadora da Instituição, Juliana Lima; dois técnicos (uma psicóloga e uma assistente social); um técnico administrativo, um auxiliar de serviços gerais e uma digitadora.