Japeri intensifica ações de saúde em combate às hepatites virais

Desde o começo de julho foram realizadas diversas ações de conscientização e combate às doenças no município

Julho Amarelo é uma campanha que tem por objetivo reforçar as ações de conscientização e combate às hepatites virais. Por isso, desde o início do mês foram realizadas diversas ações de vigilância, prevenção e controle das doenças, além das Mobilizações da Saúde que também abordaram o tema. As ações aconteceram em diferentes pontos do município.

Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Japeri, a iniciativa contou com ações preventivas à população, com oferta de vacinas contra hepatite B e testes para a detecção das hepatites B e C, além de HIV e Sífilis, e distribuição de preservativos. Também aconteceram ações educativas, palestras e aconselhamento sobre a forma de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo as hepatites.

De acordo com o diretor do Programa Municipal de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), AIDS e Hepatites Virais, Josemar de Sousa, as hepatites virais são doenças transmissíveis por secreções genitais ou sangue e frequentemente se tornam crônicas.

“Como essas hepatites costumam ser silenciosas, a falta de diagnóstico e tratamento adequado faz com que se desenvolvam complicações como a cirrose hepática e até mesmo câncer no fígado. Por isso, é importante a oferta da testagem para que a pessoa diagnosticada tenha acesso ao tratamento de forma rápida e eficaz”, diz.

Fotos: Julia Cavalieri

Em caso de resultado positivo, a novidade é que todo tratamento é ofertado em Japeri. O Centro de Especialidade de Engenheiro Pedreira (antiga UMEP) conta com equipe multidisciplinar. O tratamento para a eliminação da hepatite C tem duração de três meses e, ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacina está disponível para toda população japeriense.

A doença

As hepatites virais são doenças transmissíveis por secreções genitais ou sangue. Elas se propagam por via sexual, sangue contaminado por meio de seringa, agulha, alicate, lixa de unha, aparelho de barbear e outros.

Por ser uma doença silenciosa, nem sempre apresenta sintomas, mas quando existem se destacam: cansaço, febre, mal-estar, enjoo, vômitos e outros. De toda forma, a melhor maneira de prevenção são os cuidados para não se expor em situações de risco.