Diabetes: Saúde reforça importância da prevenção e cuidados com a doença

Quando não controlada e tratada adequadamente, a doença pode ocasionar cegueira, amputação e demais complicações na saúde

No último domingo (26) foi comemorado o Dia Nacional do Diabetes – doença caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de prevenir, conscientizar e orientar a população sobre os fatores de risco e controle da condição. Em alusão a data, serão realizadas duas Mobilizações da Saúde no município.

Para a secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, é importante chamar a atenção da população para o diabetes. “Quem tem diabetes faz parte do grupo de risco às complicações da Covid-19 e, em tempos de pandemia, é muito importante o acompanhamento médico não apenas pelo coronavírus, mas também para a qualidade de vida”, conta.

Os fatores de risco envolvem a obesidade, hereditariedade e a falta de hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada , pode ser um complicador para os pacientes.

A gestora também destacou como uma rotina equilibrada pode evitar complicações para quem é diabético. “A mudança no estilo de vida é fundamental para a prevenção. Praticar exercícios físicos conforme orientação médica, evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas. A doença pode ser controlada com o uso dos medicamentos somado à mudança de hábitos”, informa.

Foto: Julia Cavalieri

Programa Hiperdia: acompanhamento multidisciplinar para diabéticos

Pensando nisso, foi criado o Programa Hiperdia, que tem por objetivo enfatizar o tratamento e colaborar para a melhoria da qualidade de vida de hipertensos e diabéticos do município. Atualmente já conta com 700 pacientes cadastrados. Nele, os inscritos têm acesso a supervisão com endocrinologista, cirurgião, cardiologista, nutricionista, enfermeira e técnicos de enfermagem.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica e responsável pela iniciativa, Daniela Miranda, ter acesso a orientações e assistência de profissionais das diversas áreas contribui para proporcionar melhores resultados no tratamento e minimizar os riscos. “O combate ao diabetes em conjunto com orientações nutricionais e médicas é essencial para que os pacientes aprendam a ter disciplina e se alimentarem bem”, conta.

A coordenadora reforça ainda a importância de descobrir precocemente a condição. “É necessário esforço para conseguirmos informar a população sobre o diagnóstico precoce para que não descubram a doença tardiamente, visto que pode causar complicações se não houver o tratamento correto”, diz a coordenadora.

Mobilização da Saúde

Para que a população tenha acesso a formas de diagnóstico, prevenção e serviços de saúde de qualidade relacionados ao diabetes, serão promovidas três ações do projeto Mobilização da Saúde.

Quem for nas Unidades Básicas de Saúde Lagoa do Sapo, Alecrim e na Praça Leni Ferreira passará por verificação da glicemia (HGT), da Pressão Arterial (P.A), avaliação antropométrica ou corporal e testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e C, e orientações gerais sobre a doença.

Confira o cronograma e os endereços em que os eventos serão realizados.

· Unidade Básica de Saúde Lagoa do Sapo

Quarta-feira (29/06), às 10h

Endereço: rua Brasil, s/nº, bairro Lagoa do Sapo, Japeri

· Praça Leni Ferreira – Centro de Japeri

Quarta-feira (29/06), às 10h

Endereço: Av. Leni Ferreira, 102-184 – Centro de Japeri

· Salão de Festas do Eucalipto 1 (Predinhos)

Sexta-feira (01/07), às 10h

Endereço: Estrada Ary Schiavo n°1, bairro Vila Conceição

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*