Alunos de Japeri plantam mudas de árvores às margens do Rio São Pedro

A ação faz parte da programação da Semana da Água. Dez estudantes da Escola Municipal Pedra Lisa realizaram o plantio

Fotos – Júlia Cavalieri

Alunos da Escola Municipal Pedra Lisa, em Japeri, participaram na manhã desta quinta-feira (24) do plantio de 150 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica às margens do Rio São Pedro, um dos afluentes do Rio Guandu. A ação, que foi realizada pela Secretaria Municipal do Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e APA Guandu, faz parte da Semana da Água, que tem como principal objetivo recuperar o leito natural dos rios.

Durante a atividade, os estudantes do 4º e 5º ano aprenderam na prática a importância de preservar o meio ambiente. As equipes das secretarias do Ambiente e Agricultura acompanharam as crianças com orientação sobre como plantar as mudas. Os alunos colocaram a mão na terra e plantaram várias árvores na região. Ao final do plantio, as crianças ganharam mudas de plantas nativas e frutíferas como jabuticaba e acerola.

Presente na ação, a secretária do Ambiente, Meire Lucy Fonseca, também interagiu com as crianças. Distribuiu as mudas e junto com os pequenos executou as ações de plantio. “Só tenho a agradecer a esses alunos que realizaram um trabalho brilhante. Quando a comunidade participa, esse plantio é mais duradouro, é mais aproveitado, porque ela se sente responsável. Estamos plantando para o futuro”, concluiu a gestora.

Plantio em conjunto

Arthur Gabriel Lima da Silva, de 10 anos, era um dos mais animados. Desde que chegou no local, procurou informações sobre as mudas. “Já plantei um pé de jambo na minha casa”. O estudante fez questão de falar da importância de cuidar dos recursos naturais. “Temos que preservar os rios porque sem água não temos como sobreviver. Tudo depende dela. As hortaliças, os legumes, e se não cuidarmos faltará água no mundo”, alertou.

Seu colega Samuel Barcelos, de 10 anos, também achou legal estar entre o grupo. Ao plantar uma das mudas, ele foi enfático em sua opinião. “Se não cuidarmos das margens dos rios e suas nascentes, elas podem secar. Caso não tenha água para regar as plantas poderemos passar sede e fome”, analisou.

Para o gerente das unidades de Conservação do INEA, Andrei Vieira, a participação das crianças e da sociedade civil são de suma importância para a conservação dos ecossistemas. “Estar aqui fazendo este evento faz parte da nossa proposta de gestão participativa. Trazer as crianças para esse momento faz com que se tornem mais amantes do meio ambiente”, explicou.