Semana da Água: Japeri promove educação ambiental na praça de Engenheiro Pedreira

Secretaria de Ambiente distribuiu mudas de plantas nativas para a população na Praça Ver. Wendel Coelho

Em continuidade a programação da Semana da Água, que segue até está sexta (25), a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri (Semades) promoveu, nesta terça-feira (22), uma ação na Praça Vereador Wendel Coelho com distribuição mudas de plantas nativas para a população, apresentação de zumba, contação de história e educação ambiental.

No Dia da Água – substância mais importante para a saúde do homem e da natureza -, estudantes das Escolas Municipais Professora Etiene de Souza Oliveira e Bernardino de Melo aprenderam sobre sua importância de preservar o recurso natural.

Quem esteve na Praça, pela manhã, não passou sede. Os aguadeiros da Águas do Rio distribuíram água e ao mesmo tempo orientaram sobre os serviços prestados pela empresa. A Cedae também participou com trabalho social dando orientações de educação ambiental e distribuiu cartilhas sobre o tema. A comemoração contou com a presença de equipes da Economia Solidária com exposição de produtos feitos com material reciclável e peças de crochê.

Para a secretária da Pasta, Meire Lucy, o apoio da sua equipe de trabalho e das demais secretarias tem refletido nas ações comemorativas. “Agradeço a Prefeita, Drª Fernanda Ontiveros e a todos os secretários pelo apoio em nossas ações, pois são atividades como esta que conseguimos sensibilizar a população para cuidar do nosso meio ambiente”, disse a gestora.

A ação da SEMADES contou com o apoio de representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Ambiente (Comdema). Para o conselheiro José Lourival, a população precisa estar mais atenta às questões ambientais da água. “Nós temos três rios importantes que desaguam no rio Guandu. Então, por isso, precisamos preservar e cuidar da nossa água”, disse o conselheiro.

Dança

Depois de participar de três danças de zumba, a dona de casa Sueli de Souza, 64 anos, saiu feliz da vida com uma muda de Araribá de flores brancas. “Sou apaixonada por plantas e quero que ela cresça logo para eu ver as flores”, contou. A espécie recebida por ela produz sombra e pode crescer até 18 metros. Também foram ofertadas paineiras rosas que florescem em cachos.

Fotos: Isaque Mauge