Prefeitura de Japeri distribui kits para verificação de diabetes

Pacientes receberão lancetas, agulhas, fitas e aparelho de glicemia gratuitamente para acompanhamento da doença

Viver com diabetes mellitus não é uma tarefa fácil. Porém, receber suporte para o tratamento da doença pode ajudar a tornar as coisas um pouco mais simples. Em Japeri, o governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, oferecerá gratuitamente aos pacientes dependentes de insulina kits para verificação de glicose. Cada unidade contém aparelho de glicemia e caixas de lancetas, agulhas e fitas. A primeira distribuição do material acontecerá nesta terça-feira (1), às 15h, na Academia da Saúde, para os moradores já agendados e cadastrados no programa.

A diabetes é uma doença crônica e aparece quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina para que o açúcar se mantenha normal. Existem dois tipos de diabetes mellitus, que são: Tipo 1, presente em 10% dos diabéticos e na qual o indivíduo produz pouca ou nenhuma insulina e precisa de injeções diárias. Já no tipo 2, que é mais comum depois dos 30 anos em pessoas obesas e idosas, o pâncreas continua a produzir a insulina, mas o organismo se torna resistente aos seus efeitos.

“O monitoramento da glicemia ajuda no tratamento dos diabéticos, visto que possibilita verificar como os alimentos, exercícios físicos e medicamentos estão interferindo na doença e se é necessário fazer algum ajuste. Vale lembrar que os pacientes cadastrados receberão mensalmente a reposição das lancetas, agulhas e fitas conforme o uso”, explicou a  coordenadora do Programa de Hiperdia, Daniela Nascimento.

Os diabéticos dependentes de insulina que queiram receber o kit para verificar a glicose em casa, precisam comparecer ao setor de Hiperdia na UMEP (Av. Tancredo Neves S/n Mucajá – Eng. Pedreira) ou no Posto de Saúde Japeri Centro (Arruda Negreiros S/N – Centro de Japeri), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, portando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico para realizar o cadastramento.

Texto: Aline Lopes