Combate à Covid-19: Prefeitura de Japeri promove ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais e feira livre

Com início na noite desta sexta (26), iniciativa contou com distribuição de máscaras, álcool em gel, distanciamento das barracas, além de orientação acerca da importância do cumprimento das medidas

Na madrugada deste sábado (27), por exemplo, os servidores atuaram na organização de barracas na feira livre do Centro de Engenheiro Pedreira a fim de manter o distanciamento necessário para a prevenção da doença. Ao longo do dia a equipe também distribuiu máscaras descartáveis e frascos de álcool em gel para clientes e feirantes.

A iniciativa, que ocorrerá durante todo o fim de semana, tem como objetivo explicar a importância do cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 (previstas no decreto municipal 3021/2021) para frear o aumento do número de casos no município e garantir a saúde e segurança de todos.

Os primeiros dias de vigência das novas medidas de combate à Covid-19 em Japeri foram marcados por grandes ações de conscientização em estabelecimentos comerciais e na tradicional Feira Livre da cidade. Desde a noite desta sexta (26), agentes da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Postura e Defesa Civil foram às ruas para informar a população sobre as novas regras de funcionamento do comércio no município.

Cliente fiel da feira livre, a moradora do bairro Jardim Belo Horizonte, Josi Narciso (44), aprovou a ação realizada no espaço. “Venho aqui toda semana para comprar alguns produtos para casa e adorei a iniciativa de hoje. A feira está muito mais organizada e limpa, o que nos ajuda a manter o distanciamento social”, contou ela, que já foi vítima do novo coronavírus e realizou o tratamento em uma unidade de saúde do município.

Novos horários para o comércio

Nesta sexta-feira (26), os agentes da Prefeitura promoveram uma ação de conscientização em bares, restaurantes e praças da cidade. Durante a abordagem, os servidores orientaram a população acerca das regras de funcionamento determinadas pelo documento e entregaram cópias do decreto e termos de responsabilidade aos comerciantes.

“A luta contra o novo coronavírus é de todos nós, por isso é importante que todos os moradores cumpram as medidas de prevenção previstas no decreto para nos ajudar a combater essa doença”, concluiu a prefeita, Dr.ª Fernanda Ontiveros.Publicado na última quinta-feira (25), o documento torna obrigatório a toda população de Japeri o uso de máscara de proteção facial (boca e nariz) sempre que for necessário sair de casa e/ou estabelecer contato com outras pessoas. O documento também proíbe a realização de eventos que promovam aglomerações em espaços públicos, praças,parques e calçadões.

Escolas públicas e privadas, cursos livres, casas de show e espetáculos, boates e arenas; casas de festas, espaços de recreação infantil e parques de diversão estão impedidos de funcionar neste período. Entre os órgãos e atividades que podem acontecer com as devidas restrições, estão:

– Feiras Livres

– Cultos religiosos (com 50% da lotação, distanciamento e medidas de prevenção)

– Atividades físicas e esportivas individuais, inclusive em academias (com distanciamento e sem torcida)

-Salões de cabeleireiro, barbearias, institutos de beleza, estética e congêneres (com 50% da lotação, atendimento individual, hora marcada e medidas de proteção- Bar,restaurantes, lanchonetes (das 6h às 20h, com 50% da lotação, distanciamento e medidas de prevenção, priorizando a entrega em domicílio)

– Comércio de eletroeletrônicos, móveis, óticas, vestuário, aviamentos, malhas, tecidos e congêneres (o expediente deverá ser limitado a 6 horas diárias)

– Os comércios do ramo de alimentos, construção, farmácia, combustível, automotivos, saúde, veterinária e petshop podem funcionar observando todas as medidas de prevenção.

Em caso de descumprimento das determinações, os fiscais estão autorizados a aplicar as sanções e medidas administrativas cabíveis, com auxílio da força policial se necessário. Com validade até 04/04/2021,o decreto poderá ser alterado a qualquer momento em função da situação epidemiológica do coronavírus Sars-CoV-2 e a capacidade de assistência em saúde para a Covid-19.

Texto: Aline Lopes e Jéssica Moreira / Foto: Felipe Bragança e Igor Lima