Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

Luciano de Oliveira Nascimento

Quem Somos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio exerce um papel fundamental para as deliberações do Poder Executivo em relação ao crescimento econômico de Japeri. Seu principal objetivo é impulsionar a economia local focando seu trabalho na atração de novos investimentos nos setores da indústria e comércio, na potencialização do empreendedorismo local e na promoção de políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda.

Atribuições:

1. Planejar, coordenar e estabelecer, no âmbito organizacional, Políticas Públicas e Ações Governamentais visando ao cumprimento das atribuições institucionais da SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDUTRIA E COMÉRCIO (SEMDIC);
  2. Fomentar o relacionamento do governo com empresas e grupos empresariais privados que avaliem e/ou intencionem realizar projetos e investimentos na cidade;
  3. Manter relacionamento institucional com as demais esferas de governo para fomentar Projetos e Ações Governamentais que objetivem o Desenvolvimento Econômico e a Geração de Empregos e Renda na cidade;
  4. Organizar, fomentar e Subsidiar a organização por meio de levantamentos, estudos e pesquisas sobre temas pertinentes a sua área de competência que contribuam para o Desenvolvimento Econômico e a Geração de Empregos e Renda na cidade;
  5. Promover ações de integração de órgãos da administração municipal que visem o Desenvolvimento Econômico e a Geração de Empregos e Renda na cidade;
  6. Manter as relações de governo com as entidades de classe representantes de setores empresariais tais como Associações Comerciais, Associações Industriais, sindicatos Patronais, Firjan e Sistema S;
  7. Manter as relações de governo com os entes públicos concernentes ao escopo da SEMDIC nos diversos níveis das administrações Estadual e Federal (Secretarias Estaduais, Ministérios e Autarquias Estaduais e Federais).

Principais Eixos de Atuação

• Empreendedorismo – considerando que os pequenos negócios se caracterizam como base que sustenta a economia local e ilustram oportunidades no mercado de trabalho no município, a SEMDIC vem promovendo ações de incentivos ao microempreendedor, buscando fomentar os pequenos negócios, facilitando a abertura de novas atividades comerciais e direcionando para acesso ao microcrédito, que viabiliza investimentos, expansão ou inovação nos negócios;
  • Indústria – a partir do reconhecimento da importância de atrair e manter empreendimentos dos setores da indústria no município, buscamos implementar ações que facilitam a regularização fundiária, instalação e incentivos fiscais. Além disso, foi desenvolvido um Grupo de Trabalho Intersetorial, que trata exclusivamente de assuntos relacionados ao Distrito Industrial;
  • Geração de Emprego Renda – sabendo que o desenvolvimento econômico não se dá dissociado da melhoria na condição de vida da população e reconhecendo as necessidades e potencialidades dos nossos munícipes em relação ao mercado de trabalho, a SEMDIC não mede esforços para implementar ações voltadas para geração de emprego e renda, criando parcerias para acesso ao mercado de trabalho, como a implementação do Programa Jovem Aprendiz, além da criação de um banco de dados para cadastro e encaminhamento às possíveis vagas de trabalho que possam surgir nas empresas (ou outros setores) situadas no município.
  • Qualificação Profissional – através de parcerias, também buscamos promover cursos de qualificação profissional que atendam as demandas presentes e futuras do mercado de trabalho, gerando oportunidades e reduzindo os índices de desemprego no município.
  • Captação de Recursos – busca de parcerias com as instâncias governamentais e com as esferas públicas e privadas, visando o desenvolvimento econômico por meio de projetos que sejam capazes de impulsionar a economia local e proporcionar a melhoria nas condições de vida da população no município.

Nossa História

Criada por meio da Lei n°. 1.242 de 11 de dezembro de 2012, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – SEMDIC surge com o intuito de estudar, promover e implantar políticas públicas de desenvolvimento econômico, industrial e comercial sustentável, que evidenciem as potencialidades do município e garantam a atração e retenção de novos investimentos, a promoção da geração de emprego e renda e articulação entre os empresários locais e Poder Público no município.

Onde Estamos

Rua Vereador Francisco Costa Filho, s/n. Santa Inês-Japeri/RJ – 26.453-020.

Nossos Projetos

• Sala do Empreendedor de Japeri
  • PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal
  • Programa Jovem Aprendiz