Sobre a Cidade

História da Cidade

A palavra Japeri é de origem indígena e denomina uma planta semelhante ao junco, que flutuava nos pântanos da região, a qual os índios chamavam yaperi. Esta denominação substituiu o nome de Belém, dado à localidade pelos bandeirantes paulistas responsáveis por sua ocupação, que permaneceram em seu território por quase dois séculos. É de se destacar que não existiam tribos indígenas assentadas em Belém, quando se deu sua fundação. Entretanto, os indígenas que por ali passavam eram de tribos itaguaís, que habitavam as terras às margens do Rio Guandu, onde se encontra hoje o município de Itaguaí.
A história de Japeri tem início em 1743, quando de sua fundação, como Morgado de Belém. Inicialmente, as terras onde hoje se situa o município, pertenciam ao antigo engenho de Pedro Dias, e faziam parte de uma sesmaria que existia na freguesia de Sacra Família do Tinguá.
Posteriormente, o Marquês de São João Marcos deu à localidade grande desenvolvimento. Além de incentivar a lavoura, montou engenhos de açúcar, construiu inúmeras casas, erigiu a Igreja de Nossa Senhora de Belém e Menino Deus, inaugurou a primeira escola e, em 1872, criou um teatro. Ainda por influência do Marquês, foi construída a Estrada de Ferro D. Pedro II, cuja estação foi inaugurada em 8 de dezembro de 1858.
A devastação impiedosa de suas matas trouxe como resultado funesto a obstrução dos rios e o seu conseqüente extravasamento motivou a formação de pântanos, onde os miasmas e os mosquitos tornavam a região praticamente inabitável. As terras foram abandonadas e cobriram-se de vegetação inútil, própria de pantanais.

 

Mais recentemente....

No ano de 1951, a antiga Belém passa a constituir, juntamente com Engenheiro Pedreira, o 6º distrito de Nova Iguaçu: Japeri. Por haver, em um só distrito, duas localidades distintas, foram criadas as Administrações Regionais de Engenheiro Pedreira e de Japeri. Por estarem politicamente constituídas em um único distrito, surgiram os primeiros movimentos emancipatórios. Um plebiscito em 30 de junho de 1991, com a finalidade de obter a emancipação político-administrativa, resultou na criação do Município de Japeri, constituído pelas localidades de Japeri, Engenheiro Pedreira, Jaceruba e Rio D’Ouro, efetivado com a edição da lei Estadual n.º 1.902, de 02 de dezembro de 1991, e instalado em 1º de janeiro de 1993.

Fonte: 1 – Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – Volume XXII – IBGE, 1959; Abreu, A. “Municípios e Topônimos Fluminenses – Histórico e Memória”. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1994; e sítios www.turisrio.rj.gov.br/minisite/destino.asp e www.japeri.rj.gov.br.