Japeri começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Imunização será feita de forma escalonada por faixa etária até o dia 28

A Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a vacinação contra a Covid-19 em crianças com 5 a 11 anos. Nesta segunda-feira (14) foram vacinadas pessoas com idade a partir de 9 anos. A campanha segue nesta terça-feira imunizando quem tem 8 anos.

Na quarta, quinta e sexta-feira será a vez de vacinar quem tem 7, 6 e 5 anos, respectivamente. Quem tem comorbidade ou deficiência, na faixa etária de 5 a 11 anos, também pode se imunizar, apesar de o calendário deste grupo ter iniciado no dia 17 de janeiro.

Por enquanto, os pais devem levar os filhos à Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Umep), no bairro Mucajá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

“É importante que os pais ou responsáveis levem os pequenos para se vacinarem. Somente com todos imunizados conseguiremos dar um fim nessa doença em nossa cidade. Contamos com o apoio e a colaboração de todos os japerienses, pois a vacina ainda é o melhor remédio”, pediu a secretária municipal de Saúde, Ana Luiza Afonso.

Fotos: Julia Cavalieri

A dona de casa Maria Stela Gomes, de 42 anos, está aliviada ao levar o filho João Victor Guimarães (7) anos, que é diagnosticado com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDH), e a sobrinha Estherlaine Vitória Prado (11) para se vacinarem.

“É muita emoção misturada com a sensação de alívio em saber que eles deram um passo em busca da proteção. E podemos voltar ao normal, inclusive voltar às aulas”, disse emocionada a moradora do bairro Santa Branca.

A cidade aguarda a chegada de mais doses da Secretaria Estadual de Saúde. Inicialmente, o município recebeu 680 frascos do imunizante da Pfizer. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 12 mil crianças.

Antes de se dirigirem à unidade de saúde, os pais ou responsáveis precisam ficar atentos à documentação exigida. Devem assinar um termo de autorização que pode ser baixado no site da prefeitura.

Também é importante apresentar: comprovante de residência de Japeri, documento de identificação com foto, cartão do SUS ou CPF, comprovante de comorbidade (laudo médico, exame ou receita com data de validade de um ano) ou comprovante de deficiência permanente (cartão gratuidade no transporte público indicando a deficiência, laudo médico, documentos comprobatórios de atendimento em Centros de Reabilitação ou Unidades Especializadas).

Doses de reforço

A Prefeitura está disponibilizando a primeira e segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais. Também oferece a dose de reforço para maiores de 18 anos que receberam a segunda aplicação há quatro meses.

A aposentada Inês Elói de Freitas não perdeu tempo. Tratou de se vacinar com dose de reforço. “Meu marido pegou a doença, mas mesmo cuidando dele não fui infectada. Se tomarmos cuidados dá tudo certo”, explicou.

O pintor, Hélio Joaquim Justiniano, de 55 anos, também é deste que não quer saber de ficar doente. O japeriense já completou o esquema vacinal e contou não ter tido qualquer tipo de reação. “Acho que a vacina nos protege de sintomas mais graves, caso de contaminação do vírus”, contou.

Já os testes são realizados nos Centros de Triagem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e na Policlínica Itália Franco para casos de emergência e fora do horário de funcionamento dos Centros, já que o local funciona 24h.

– Centro de Triagem 1 (Avenida Tancredo Neves, 634-716- parque Mucajá)

– Centro de Triagem 2 (Rua Arruda Negreiros, S/N, Japeri)