CEAM Japeri realizou mais de 500 atendimentos

Criado em parceria com o Governo do Estado, serviço já abrigou pelo menos uma mulher em situação de perigo de violência

Inaugurado pela Prefeitura de Japeri, em março de 2021, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) já está colhendo frutos ao atender e assistir mulheres em situação de violência. A média de atendimentos diários é de 20, mas o número chegou a 500 de de março a dezembro.  ​Neste caso, mais de 500 japerienses já foram atendidas, entre os meses de março a dezembro.

A força deste equipamento permitiu que uma mulher e uma criança em situação de risco de morte fossem abrigadas. A informação é da coordenadora do CEAM, Mônica Sampaio. “Se conseguirmos salvar uma mulher do feminicídio já é uma grande vitória para nós”, comemora.

Braço importante da Secretaria Municipal de Assistência e Trabalho, o CEAM tem sido uma das principais ferramentas no enfrentamento a violência doméstica. Um dos objetivos do órgão é cessar a situação de vulnerabilidade social da mulher, defender seus direitos, responsabilizar o agressor, entre outras coisas.

O CEAM é um espaço de acolhimento onde a vítima encontra lugar de escuta, orientação, encaminhamento para redes de proteção em diversas áreas, como a delegacia na necessidade de denunciar o agressor, além de encaminhamento para saúde, educação e ao CRAS, além de outros serviços.

O Ceam também promove palestras educativas sobre saúde feminina, alimentação e encontros periódicos com rodas de conversas temáticas.

Localizado no anexo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Av. São João Evangelista, s/n – Centro de Engenheiro Pedreira – Japeri), o equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e conta com uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, advogado, educadores e motorista.