​Prevenção a desastres: Japeri conta com serviço de alerta via SMS para chuvas

Sistema gratuito vai ajudar a cidade a evitar catástrofes em períodos de fortes chuvas

​Com o período de fortes chuvas e temporais todo tipo de prevenção é fundamental para salvar vidas. Agora os moradores de Japeri, na Baixada Fluminense, contam com alertas de riscos e desastres de chuvas por meio de mensagem de texto via SMS. O sistema é gratuito e ajuda a evitar catástrofes na cidade.

Os interessados em receber essas informações devem enviar o CEP de sua residência para o número 40199. Após o cadastramento, o celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil. Para cancelar o serviço, é necessário enviar a palavra SAIR e o CEP para o mesmo número.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Reginaldo de Souza, o serviço ajuda a orientar os moradores de Japeri em situação de risco. “O sistema é destinado para áreas de riscos da cidade e o objetivo é orientar os moradores quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de alagamento, inundações, chuvas intensas, entre outras ocorrências”, relatou o secretário.