Japeri inicia segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Campanha vai até 30 de novembro e o objetivo é imunizar 100% do público-alvo: bovinos e bubalinos com até dois anos

A Prefeitura de Japeri iniciou a segunda fase da campanha de vacinação dos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa – doença infecciosa que causa febre e aparecimento de vesículas (aftas). O objetivo do município é imunizar 100% do público-alvo com até dois anos de idade até o dia 30 de novembro.

Agentes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP) vão prestar assistência técnica aos produtores rurais da cidade. Para garantir a meta, a secretaria responsável pela campanha também aplicará os imunizantes contra febre, além de doar as vacinas aos pequenos produtores.

Para o secretário municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício, a ação é importante para erradicar a febre aftosa. “A primeira fase da campanha foi um sucesso na cidade, pois conseguimos alcançar o objetivo da ação. Nesta nova etapa, vamos continuar auxiliando os produtores rurais de Japeri com todo suporte possível. Vamos percorrer as principais regiões agrícolas”, aponta o secretário.

A febre aftosa não está totalmente erradicada no Estado do Rio de Janeiro, segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura. A vacinação é importante para evitar a proliferação do vírus, já que um único caso pode comprometer todo o rebanho e afetar a comercialização da carne bovina.

O que é Febre Aftosa?

A febre aftosa é causada por vírus altamente contagioso. A doença é transmitida pela saliva, nas aftas, no leite, no sêmen, na urina e nas fezes dos animais doentes. Inquietação, salivação (babeira), lesões na boca e nas patas são alguns dos sintomas da infecção.

Caso o animal apresente algum dos sintomas, o produtor deve notificar imediatamente a SEMAP. O órgão está localizado na Avenida Vereador Francisco Costa Filho, 1993, Santa Inês, Japeri.

Texto: André Uchôa