Outubro Rosa: Prefeitura de Japeri inicia eventos de prevenção ao câncer de mama

O mês de outubro chegou, e com ele a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. E para comemorar a vida e a saúde feminina, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira (05) uma roda de conversa com o tema ‘Mais que tocar no assunto, a gente sabe o valor de agir’. O evento aconteceu na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Umep)  e contou com o apoio do Programa de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.

Na ocasião foram passadas orientações sobre o diagnóstico e tratamento contra o câncer de mama. A responsável pelo Programa de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Ruth Valentim, disse que é importante a mulher ter consciência do tratamento ao câncer de mama e procurar a unidade de saúde mais próxima caso perceba algo diferente em seu corpo.

“É importante a mulher se tocar, fazer o autodiagnostico e procurar uma unidade de saúde. A saúde feminina é muito valiosa, e a vida também”, disse.

Além disso, algumas mulheres acometidas com a doença presentes no local contaram suas experiências e como fazem para levar o tratamento de uma forma mais leve e sempre com esperança de dias melhores, como a Márcia Machado, de 46 anos. Moradora de Jaceruba, ela descobriu um câncer de mama metastático ósseo há pouco mais de 1 ano, e se trata desde fevereiro deste ano. Ela diz que o apoio da família a ajuda a vencer um dia de cada vez.

“Mantenho sempre o pensamento positivo. Tenho o apoio dos meus irmãos e da minha mãe. Isso para mim me dá mais ânimo para lutar pela vida e lutar por dias melhores. Todos nós que fazemos tratamento contra o câncer travamos uma luta diária, mas com fé em Deus e com o apoio das pessoas que amamos, somos incentivadas a seguir em frente”, disse. ­­

Conscientização durante todo o mês de outubro

De acordo com a secretária municipal da Pasta, Drª Ana Luiza de Albuquerque, durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) promoverão palestras de orientação, marcações de exames preventivos, solicitações de mamografias pelo Marque Fácil com sistema de informação implantado, além de ultrassonografias, testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites.

“No próximo sábado, dia 9, estaremos no bairro Alecrim e no dia 30, também num sábado, estaremos na Casa da Mulher. Durante a semana os serviços continuam nas unidades de saúde da cidade. Nosso objetivo é facilitar o tratamento das pacientes do câncer de mama”, disse.

O Câncer de Mama em Japeri

Até o ano passado, Japeri teve uma média de 6 óbitos por diagnóstico de câncer de mama. Atualmente são realizados, mensalmente,  pelo menos 500 exames preventivos, 120 atendimentos/mês em ambulatório de mastologia e 25 resultados de exames preventivos ginecológicos. Até o mês passado, 180 mamografias foram realizadas.

No link abaixo há o cronograma dos eventos relacionados ao Outubro Rosa que acontecerão em Japeri no decorrer do mês:

shorturl.at/pFMNQ