OdontoSesc inicia atendimentos odontológicos em Japeri

Unidade Móvel oferecerá, gratuitamente, os serviços aos alunos da Escola Municipal Ary Schiavo

O cuidado com a higiene bucal deve fazer parte do nosso dia a dia. E foi pensando nisso que a Prefeitura de Japeri, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, firmou uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) para implementação do Projeto OdontoSesc. Com atendimentos gratuitos, a unidade móvel ficará instalada na Praça Manoel Marques, no Centro de Japeri. Uma cerimônia simbólica foi realizada nesta segunda-feira (27) para consolidar a cooperação.

Inicialmente, as consultas serão destinadas aos alunos da Escola Municipal Ary Schiavo. Além disso, uma equipe do projeto vai atender as demandas reprimidas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Polo ESF Japeri Centro. Os atendimentos são realizados por meio de agendamentos prévios.

A unidade móvel permanecerá até dezembro prestando atendimentos clínicos e Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), técnica de restauração dentária menos invasiva. Para evitar aglomerações, os atendimentos serão limitados e exclusivos, diferentemente do que acontece tradicionalmente.

Presente no evento, a Prefeita da cidade, Drª Fernanda Ontiveros, destacou a importância do equipamento para o município. “Quando assumimos a gestão municipal identificamos uma baixa cobertura de saúde bucal. Agora com uma equipe técnica, estamos trabalhando por meio de um planejamento para aumentar essa cobertura. A unidade móvel do OdontoSesc chega para ajudar o nosso município e, principalmente, cuidar da saúde bucal dos japerienses”, frisou a médica.

Já para a Coordenadora de Odontologia, Maíra Felix, a parceria é importante para a promoção da saúde. “Existe uma cultura social altamente difundida que dente que dói é dente para extração. Como dentista, encaro essa como uma luta de todos os dias para modificar a mentalidade e enfatizar que todos os dentes são importantes para uma boa função e harmonia oral. A equipe OdontoSesc vem para somar com a gente por meio da promoção de saúde e intervenção no processo de doença, ampliando, assim, o número de pacientes atendidos”, disse.

Medidas de biossegurança foram adotadas para a retomada das atividades do projeto, com a implantação de um rígido protocolo, priorizando a segurança dos pacientes e de toda a equipe envolvida. Um deles é que apenas um dentista realize os atendimentos dentro da unidade móvel, já que o espaço é restrito e o serviço oferecido deve estar em conformidade com as medidas adotadas pelos órgãos sanitários.