Prefeitura de Japeri abre inscrições para premiar agentes culturais

Edital do Prêmio Rita Diva foi publicado nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial do município. Iniciativa vai contemplar cerca de 60 artistas locais

Com o objetivo de incentivar as produções artísticas locais, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu nesta terça-feira (10) as inscrições para o Prêmio Rita Diva. 60 agentes culturais do município serão contemplados através de recursos da Lei Aldir Blanc e do Fundo Municipal de Cultura. A condecoração é uma homenagem à atriz, professora e ex-secretária de cultura de Japeri, Rita de Cassia da Silva, que faleceu em abril deste ano por complicações da Covid-19.

As inscrições vão até o dia 23/08 e podem ser feitas através de formulário online disponibilizado pelo link (https://bityli.com/jV0Fr)  ou presencialmente, das 9h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Rua Rosária Loureiro, 181 – Centro – Japeri).

O edital, que foi publicado no Diário Oficial do município, traz os critérios para a seleção e a premiação dos agentes culturais. Para participar, os interessados precisam ter trajetória consolidada e experiência há mais de 2 anos,  comprovadas na por meio de envio de vídeo e de portfólio, além de estar no Cadastro Permanente da cidade. Somente serão aceitas inscrições daqueles que não foram contemplados pelos editais Poeta Sabará do ano passado.

Apaixonado pelas produções culturais, o Secretário Municipal de Cultura, Jorge Braga Júnior, ressaltou a importância desse auxílio aos artistas do município. “Além de ser uma homenagem mais do que merecida a essa figura importantíssima para a cultura da cidade, esses recursos auxiliarão aqueles que estão com dificuldades para desenvolver suas atividades artísticas. Após esse prêmio, a secretaria pretende lançar mais dois editais nos próximos dois meses, contribuindo para o fomento da cultura na cidade”, frisou o gestor.