Mutirão da Prevenção: Prefeitura de Japeri promove ação de saúde no bairro Eucaliptos e na empresa Granado

A iniciativa atendeu mais de 200 pessoas e ofereceu serviços como testes rápidos de HIV e das hepatites B e C, distribuição de preservativos e atualização da caderneta de vacinação

O dia começou diferente para a moradora do bairro Eucaliptos, Doralice Januário (41). Com sua rotina semanal cheia de compromissos e atividades, a japeriense não encontrava tempo para cuidar da sua saúde e dos três filhos. Mas, nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Japeri realizou o Mutirão da Prevenção no Condomínio Eucalipto I e a dona de casa conseguiu levar as crianças para serem imunizadas contra a gripe. A ação atendeu mais de 200 moradores do residencial.

Feliz com a iniciativa, Doralice fez questão de elogiar a iniciativa da prefeitura. “Achei ótimo os diversos serviços que estão aqui no condomínio. Aproveitei e fiz meu teste de HIV e Hepatite e, graças a Deus, deu negativo. As crianças estão vacinadas e assim fico mais aliviada”, relatou a moradora.

A iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde ofereceu testes rápidos de HIV e das hepatites B e C, distribuição de preservativos, atualização da caderneta de vacinação, aplicação de vitamina A para crianças entre 1 e 4 anos de idade, além de conscientização da prevenção das hepatites virais.

Quem também aproveitou a ação foi o jovem Ademar Ricardo Mesena (14) que estava acompanhado da sua mãe, Maria Cristina Santos (52). Os dois garantiram suas doses da influenza. “Essa ação está sendo muito boa para a gente. Hoje eu iria no posto de saúde do bairro Mucajá para tomar a vacina, mas quis aproveitar o momento e evitar me deslocar. Parabéns!”, disse a zeladora.

Além desta ação, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de vacinação contra a gripe destinada aos funcionários da fábrica da Granado, localizada no bairro Vila São João. Na oportunidade, cerca mil funcionários receberam a dose da influenza.

Para a população se vacinar contra a gripe, é preciso ir até ao posto de saúde mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e apresentar identidade, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

PROJETO VAI PERCORRER DIFERENTES REGIÕES

A iniciativa, segundo a Subsecretaria de Atenção Básica, Simone da Silva Cruz, vai percorrer outras regiões da cidade. “Nosso objetivo é cuidar da população e, por isso, pensamos em levar alguns serviços da saúde para próximo dos moradores. Além disso, estamos sempre promovendo campanhas de conscientização sobre a hepatite e, principalmente, o HIV. Agradeço o olhar especial da Prefeita e da secretária de Saúde Ana Luiza”, enfatizou.