Prefeitura intensifica ações contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

A iniciativa contou com orientação, panfletagem, recolhimento de lixos e carro fumacê. O primeiro bairro a ser beneficiado foi o Bananal

Embora os casos de Zika, Dengue e Chikungunya sejam mais numerosos no verão, as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti ocorrem durante todo ano em Japeri. Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma campanha de conscientização no bairro Bananal. A iniciativa contou com orientação, panfletagem, recolhimento de lixos e carro fumacê.

Com o objetivo de intensificar a conscientização da população de toda cidade acerca da necessidade de eliminar os possíveis focos do mosquito, a ação percorrerá um bairro diferente a cada mês.

De acordo com o Levantamento Rápido de Índices de Aedes Aegypti (LIRAa) os bairros que mais possuem focos do mosquito, são: Guandu, Bananal, Centro de Japeri, Laranjal e Delamare. “É importante que as pessoas tirem alguns minutos do dia para olhar se há potes, copos, garrafas ou pneus com água parada. Esse pequeno gesto ajuda prevenir a proliferação do mosquito na nossa cidade”, explicou a Diretora de Vigilância Ambiental em Saúde, Ana Rodrigues.

Em casos de foco de Dengue no município, basta entrar em contato através do e-mail vigilanciambientaljaperi@gmail.com.