Japeri contra a Covid-19: novos grupos são incluídos na campanha de vacinação a partir desta quinta-feira (10)

Moradores com 58 anos ou mais, pessoas em situação de rua e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos poderão se imunizar em um dos sete unidades de saúde, de segunda a sexta, das 9h às 14h

O avanço na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 continua em Japeri, na Baixada Fluminense. A partir desta quinta-feira (10), moradores com 58 anos ou mais, pessoas em situação de rua e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos serão incluídos no grupo prioritário para a imunização. Ao todo, sete postos de vacinação estão sendo mobilizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Além disso, seguem sendo imunizados: gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade ou deficiência permanente acima de 18 anos, profissionais de saúde  e educação acima de 18 anos, veterinários e técnicos de veterinária, forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários,  pessoas em situação de rua e Guardas Municipais envolvidos em ações de combate à covid-19.

Para serem imunizadas, as gestantes e puérperas, especificamente, precisam apresentar autorização médica e realizar um agendamento prévio disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os interessados em garantir a imunização, precisam apresentar documentos básicos de identificação (identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência). Profissionais de saúde devem apresentar comprovantes de vínculo empregatício atual, como contracheque ou declaração assinada pelo estabelecimento em que atuam.

Já para pessoas com comorbidade é importante apresentar original e cópia da última prescrição/ receita ou atestado/ recomendação médica que comprove o diagnóstico (especificamente nos casos dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar a patologia apresentando cópia da última receita nominal prescrita pelo médico).

No caso de pessoas com deficiência, é necessário um laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, receituário médico ou outro documento que comprove a condição.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), poderão se vacinar pacientes que apresentem as seguintes condições: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave, (deficiência física, auditiva, mental, visual e intelectual), transtorno do espectro autista, entre outros.

Acamados podem agendar vacinação em domicílio

Para contemplar idosos acamados, a Semus criou um sistema de agendamento online: basta preencher um formulário online (disponível nas redes sociais da Prefeitura) para receber uma das equipes de imunização em casa.

Pontos de vacinação:

– Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, s/nº, Mucajá –  Engenheiro Pedreira)
– Japeri Centro (Rua: Arruda Negreiros  s/nº – Centro de Japeri)
– USF Santa Amélia (Rua Laura Cardoso, 61 – Santa Amélia –  Engenheiro Pedreira)
– USF Delamare (Rua Pinaré,  s/nº   – Jardim Delamare – Engenheiro Pedreira)
– Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, s/nº, no bairro Areal – Engenheiro Pedreira).
– USF Vila Central (Rua Clair Antunes, S/Nº – Vil,a Central – Engenheiro Pedreira)
– USF Chacrinha (Rua João Salgado, Chacrinha, Japeri).

Texto: Aline Lopes