Japeri inclui novos grupos na campanha de vacinação contra a Covid-19

Nesta nova etapa foram incluídos profissionais de educação acima de 18 anos, gestantes e puérperas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação. Idosos com 60 anos ou mais continuam sendo vacinados

A cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, vai dar mais um passo importante na campanha de vacinação contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (7). Isso porque a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, incluiu na imunização duas categorias: população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação. Além disso, o município vai iniciar a imunização em profissionais de educação acima de 18 anos e em gestantes e puérperas (mulheres com 45 dias após parto) de qualquer idade com ou sem comorbidade.

Para serem imunizadas, as gestantes e puérperas, especificamente, precisam apresentar autorização médica. Além disso, é necessário realizar um agendamento prévio disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda seguem sendo imunizados os seguintes grupos:

– Pessoas com comorbidade acima de 18 anos;

– Pessoas com deficiência definitiva acima de 18 anos;

– Trabalhadores Portuários;

– Profissionais das forças de segurança e salvamento;

– Pessoas com 60 anos ou mais;

– Profissionais da saúde e;

– Guardas Municipais envolvidos em ações de combate à covid-19

A campanha de vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, em sete unidades de saúde.

Para serem vacinados, é necessário apresentar documentos básicos de identificação (identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência). Além dos documentos de identificação, os profissionais de saúde devem apresentar comprovantes de vínculo empregatício atual, como contracheque ou declaração assinada pelo estabelecimento em que atuam.

Já para pessoas com comorbidade é importante apresentar original e cópia da última prescrição/ receita ou atestado/ recomendação médica que comprove o diagnóstico (especificamente nos casos dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar a patologia apresentando cópia da última receita nominal prescrita pelo médico).

No caso de pessoas com deficiência, é necessário um laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, receituário médico ou outro documento que comprove a condição.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), poderão se vacinar pacientes que apresentem as seguintes condições: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave, (deficiência física, auditiva, mental, visual e intelectual), transtorno do espectro autista, entre outros.

Acamados podem agendar vacinação em domicílio

Para contemplar idosos acamados, a Semus criou um sistema de agendamento online: basta preencher um formulário online (disponível nas redes sociais da Prefeitura) para receber uma das equipes de imunização em casa.

Pontos de vacinação:

– Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, s/nº, Mucajá –  Engenheiro Pedreira)

– Japeri Centro (Rua: Arruda Negreiros  s/nº – Centro de Japeri)

– USF Santa Amélia (Rua Laura Cardoso, 61 – Santa Amélia –  Engenheiro Pedreira)

– USF Delamare (Rua Pinaré,  s/nº   – Jardim Delamare – Engenheiro Pedreira)

– Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, s/nº, no bairro Areal – Engenheiro Pedreira).

– USF Vila Central (Rua Clair Antunes, S/Nº – Vil,a Central – Engenheiro Pedreira)

– USF Chacrinha (Rua João Salgado, Chacrinha, Japeri).