Japeri terá programação especial na Semana Mundial do Meio Ambiente

Trilha no Pico da Coragem, tenda de artesanato de materiais recicláveis, lançamento do licenciamento ambiental municipal, plantio e doação de mudas são algumas das ações que iniciam nesta quarta-feira (2)

Na luta para salvar o planeta e formar gerações ecologicamente conscientes, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promoverá, entre os dias 2 e 9 de junho, uma vasta programação em comemoração pela “Semana Mundial do Ambiente”. As agendas incluem plantio e distribuição de mudas, trilha no Pico da Coragem, tenda de artesanato de materiais recicláveis, entre outras atrações gratuitas.

Com diversas atividades gratuitas voltadas à preservação da natureza, a iniciativa começa nesta quarta-feira (2), às 10h, com a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), na Escola Municipal Bernardino de Melo (Estrada Engenheiro Pedreira, s/nº, Engenheiro Pedreira). O evento é aberto ao público e exige o uso de máscara de proteção facial e distanciamento social.

Além disso, a semana promete ser marcante por conta do lançamento do Licenciamento Ambiental Municipal das atividades de baixo impacto, na sexta-feira (4). O evento, que inicia às 9h (restrito às autoridades), vai contar com a presença do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello, do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, da Prefeita de Japeri, Drª Fernanda Ontiveros, da secretária da Pasta, Meire Lucy e empresários da cidade.

“Infelizmente, por conta da pandemia da covid-19 não podemos realizar uma grande festa para a Semana Mundial do Meio Ambiente. Por isso, planejamos uma agenda recheada de atividades, entre elas o Licenciamento Ambiental Municipal, que vai ajudar o município a se desenvolver ainda mais. Nosso objetivo principal desta semana é despertar o amor pela natureza na população e a preservação das áreas de proteção ambiental de Japeri”, enfatizou a Secretária Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. A data foi criada em 1972 após um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de tratar assuntos ambientais que englobam o planeta. A conferência reuniu 113 países, mais de 250 organizações não governamentais e a principal discussão foi a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Confira a agenda da Semana Mundial do Meio Ambiente

Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA)

Data: 02/06, às 10h

Local: Escola Municipal Bernardino de Melo (Estrada Engenheiro Pedreira, s/nº, Engenheiro Pedreira)