Prefeitura de Japeri prorroga medidas de combate à Covid-19 por meio de decreto municipal

Para conter avanço do novo coronavírus, Diário Oficial desta terça-feira (4) renova determinações do que pode ou não pode funcionar na cidade nas próximas duas semanas. Vacinação não sofrerá alterações

A Prefeitura de Japeri prorrogou, nesta terça-feira (4), as medidas de combate à Covid-19 para o período entre os dias 5 e 19 de maio. Por meio de decreto municipal publicado em Diário Oficial, a gestão determina, resumidamente que: nos dias citados, o expediente e ao atendimento ao público continua funcionando normalmente em todos os órgãos da administração pública (das 9h às 17h), com sistema de escala e trabalho remoto de acordo com a natureza dos serviços prestados por cada Pasta. Além disso, o documento mantém como obrigatório a toda população de Japeri o uso de máscara de proteção facial (boca e nariz) sempre que for necessário sair de casa e/ou estabelecer contato com outras pessoas. A publicação também proíbe a realização de eventos que promovam aglomerações em espaços públicos, praças,parques e calçadões.

Escolas públicas, casas de show e espetáculos, boates e arenas; casas de festas, espaços de recreação infantil e parques de diversão estão impedidos de funcionar neste período. Entre os órgãos e atividades que podem acontecer com as devidas restrições, estão:

– Feiras Livres
– Escolas da rede privada e cursos livres
– Cultos religiosos (com 50% da lotação, distanciamento e medidas de prevenção)
– Atividades físicas e esportivas individuais, inclusive em academias (com distanciamento e sem torcida)
– Salões de cabeleireiro, barbearias, institutos de beleza, estética e congêneres (com 50% da lotação, atendimento individual, hora marcada e medidas de proteção- Bar, restaurantes, lanchonetes (das 6h às 20h, com 50% da lotação, distanciamento e medidas de prevenção, priorizando a entrega em domicílio)
– Comércio de eletroeletrônicos, móveis, óticas, vestuário, aviamentos, malhas, tecidos e congêneres (experiente das 10h às 16h)
– Os comércios do ramo de alimentos,  construção, farmácia,combustível, automotivos, saúde, veterinária e petshop podem funcionar observando todas as medidas de prevenção.

Vale lembrar que a campanha de vacinação contra a Covid-19 segue sem alterações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, nas unidades abaixo:

– Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, s/nº, Mucajá –  Engenheiro Pedreira)
– Japeri Centro (Rua: Arruda Negreiros  s/nº – Centro de Japeri)
– USF Santa Amélia (Rua Laura Cardoso, 61 – Santa Amélia –  Engenheiro Pedreira)
– USF Delamare (Rua Pinaré,  s/nº   – Jardim Delamare – Engenheiro Pedreira)
– Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, s/nº, no bairro Areal – Engenheiro Pedreira).
– USF Vila Central (Rua Clair Antunes, S/Nº – Vila Central – Engenheiro Pedreira)
– USF Chacrinha (Rua João Salgado, Chacrinha, Japeri).

A equipe da Vigilância Sanitária, agentes de combate a endemias e a Guarda Municipal continuarão nas ruas para verificar o cumprimento das medidas decretadas pela gestão. Em caso de descumprimento das determinações, os órgãos estão autorizados a aplicar as sanções e medidas administrativas cabíveis, com auxílio da força policial se necessário. Uma equipe vinculada à Secretaria de Defesa Civil também continuará prestando apoio no trabalho de informação e conscientização da população quanto às medidas previstas no documento.

Com validade até 19/05/2021, o decreto poderá ser alterado a qualquer momento em função da situação epidemiológica do coronavírus Sars-CoV-2 e a capacidade de assistência em saúde para a Covid-19.

Texto: Jéssica Moreira