Prefeitura de Japeri inaugura ala de tratamento da Covid-19

Espaço localizado na Policlínica Itália Franco conta com sete leitos e quatro respiradores. Unidade funcionará 24h com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem

A luta contra a pandemia causada pelo novo coronavírus ganhou um importante reforço na cidade de Japeri, na Baixada Fluminense. A Prefeitura inaugurou, nesta quinta-feira (18), uma ala exclusiva para diagnóstico e tratamento da Covid-19. Localizada em um dos anexos da Policlínica Itália Franco, no bairro Santa Inês, a unidade funciona 24h e conta com sete leitos (4 com respiradores).

A cerimônia contou com a presença da prefeita da cidade, Drª Fernanda Ontiveros, da secretária municipal de Saúde, Ana Luiza de Albuquerque, dos vereadores do município, além da equipe da médica.

Com equipes multidisciplinares compostas por médico (a), enfermeiro (a) e dois técnicos de enfermagem por plantão, a ala foi idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde para garantir a segurança de funcionários e pacientes que frequentam a Policlínica.

“Já havia a oferta de leitos de tratamento da Covid, mas remanejamos nossa estrutura a fim de melhorar este fluxo de atendimento, minimizando os riscos de contágio. Além disso, recebemos do Cisbaf (Consórcio Intermunicipal Saúde Baixada Fluminense) a doação de três respiradores e três monitores cardíacos para salvar mais vidas”, declarou a prefeita Dr.ª Fernanda Ontiveros.

De acordo com a Diretora Médica da unidade, Dr.ª Kátia Hindsching, com a nova organização, o atendimento será mais centralizado. “Atenderemos por livre demanda com o protocolo padrão de combate à Covid, que inclui entrevista de triagem na recepção, testagem sob avaliação médica, consulta, medicação  e radiografia (se necessárias) e, em casos mais graves, internação”, explicou.

A estrutura do espaço conta com recepção/triagem, sala de paramentação, consultório médico, sala de hipodermia (medicação), sala amarela, sala vermelha, copa, sala de descanso da equipe multidisciplinar e depósito de insumos.